Recorde a Conferência "O Poder dos Jovens na Mudança Global"

01 jun, 2023 - 08:20 • Redação

As chaves do futuro, a importância da democracia e do ativismo, as qualificações necessárias para um mundo em mudança, o ambiente e a sustentabilidade económica são temas em destaque na Conferência O Poder dos Jovens na Mudança Global, uma iniciativa da Renascença em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A+ / A-

Veja também:


Num mundo em transição somam-se perguntas: Quais as qualificações necessárias? O que esperar da Transformação Digital? Que riscos corre a Democracia? Que futuro para o planeta? São muitas as inquietações que pairam no ar e que urge debater.

Assista aqui, entre as 09h00 e as 13h00 de hoje, à Conferência "Mundo em transição - O poder dos jovens na mudança global", no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Uma iniciativa da Renascença em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A abertura ficou a cargo de D. Américo Aguiar, presidente do conselho de gerência do Grupo Renascença Multimédia. A sociedade tem de proporcionar às crianças e jovens "a possibilidade de lutarem, de sonharem e de, com poesia, serem capazes de concretizar os sonhos", declarou o bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ 2023.

Ana Jorge, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, afirmou que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023) é um "momento" para os jovens se envolverem na defesa de "um mundo melhor, mais solidário e mais humano", independentemente da sua fé.

A comissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, defendeu que a emigração de jovens "deve ser sempre uma opção e não uma fuga" da pobreza e da falta de oportunidades.

O primeiro painel do dia, sobre "Democracia e Ativismo", juntou Cidia Chissungo, ativista moçambicana; a lusodescendente Anna Martins, ex-presidente da associação Cap Magellan e atual chefe de gabinete do ministro francês do Comércio Externo; Margarida Balseiro Lopes, vice-presidente do PSD; e João Torres, secretário-geral adjunto do PS. “Há uma diferença entre os jovens serem ouvidos e compreendidos”, foi uma das frases fortes. Leia aqui o resumo do painel.

A fechar a primeira parte da conferência, o Presidente da República enviou uma mensagem: Sem jovens em locais de poder Portugal perde “tempo histórico” e ficará “irremediavelmente para trás”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa.

Seguiu-se uma intervenção de Maria Manuel Mota, diretora-executiva do Instituto de Medicina Molecular. A investigadora defendeu que a universidade “tem mesmo o poder de transformar vidas” e deve ser “a chave que está no centro da sociedade”. Maria Manuel Mota considera que é preciso ousar sonhar grande e obter ferramentas ao longo da vida para concretizar as metas.

"A desigualdade limita a capacidade de sonhar", foi uma das frases saídas do painel "Economia e Qualificações", que juntou Fernando Alexandre, professor da Universidade do Minho; Marius Schlageter, vice-presidente do Conselho Federal de Juventude da Alemanha; Francisco Silva, da Erasmus Student Network Portugal; e Pedro Duarte, coordenador do Conselho Estratégico Nacional do PSD. Leia aqui o resumo do debate.

A conferência terminou com uma intervenção do ministro da Educação. Preocupado com a "transição política", em tempos de populismo e desinformação, João Costa defendeu que "salvar a democracia tem a ver com formação dos jovens".

As chaves do futuro, a importância da democracia e do ativismo, as qualificações necessárias para um mundo em mudança e a sustentabilidade económica foram os temas em destaque num debate fundamental, com especialistas nacionais e internacionais, sobre o papel e a força da juventude num tempo de grandes desafios mas também de enormes esperanças.

A caminho das Jornadas Mundiais da Juventude, a Renascença e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançaram o debate sobre o poder e o papel fundamental dos mais novos nos processos globais de mudança.

Os jovens de hoje são a primeira geração a ter crescido com tecnologia digital que lhes permitiu, desde a infância, comunicar e partilhar informações instantaneamente em todo o mundo.

Esse estado de ligação permanente e global tornou-os mais conscientes das questões globais e dos seus impactos nas suas próprias vidas. É também por isso que, atualmente, os jovens são uma força motivadora na procura de soluções inovadoras e progressistas para os desafios que enfrentamos como sociedade, onde se incluem em particular as questões relacionadas com a política, o meio ambiente, a tecnologia e a cultura.

Programa da Conferência Mundo em transição - O poder dos jovens na mudança global


9.00- Boas-Vindas
- Intervenção D. Américo Aguiar: Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia
- Intervenção de Ana Jorge: Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

9.20 - Sessão de Abertura
- Elisa Ferreira: Comissária Europeia para a Coesão e Reformas

9.40 – Debate: Democracia e Ativismo

- Margarida Balseiro Lopes: Vice-presidente do PSD

- João Torres: Secretário-geral- adjunto do PS
- Cidia Chissungo: Moçambique - Ativista Direitos Humanos
- Anna Martins: Chefe de Gabinete do ministro francês do Comércio Externo
10.45 - Intervalo
11.00 - As chaves do futuro
- Maria Manuel Mota: Diretora-executiva do Instituto de Medicina Molecular

11.45 – Debate: Economia e Qualificações
- Marius Schlageter: Conselho Federal de Juventude da Alemanha
- Fernando Alexandre: Professor da Universidade do Minho
- Francisco Silva: Erasmus Student Network Portugal
- Pedro Duarte: Coordenador do Conselho Estratégico Nacional do PSD

12.45 - Encerramento
- João Costa: Ministro da Educação


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+