A+ / A-

Taça de Portugal. Sorteio esta terça-feira já sem oito equipas da I Liga

18 out, 2022 - 06:00 • Eduardo Soares da Silva

Nunca oito equipas da I Liga tinham caído na mesma eliminatória da Taça de Portugal por equipas de escalões inferiores. Aconteceu neste último fim de semana.

A+ / A-

Decorre, esta terça-feira, o sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal, já sem a presença de oito equipas da I Liga, eliminadas à primeira na prova.

O sorteio está marcado para as 16h15, na Cidade do Futebol, com a presença de 32 clubes, dos quais apenas 10 são do principal escalão do futebol português e ainda com muita presença de clubes dos campeonatos não-profissionais.

O último fim de semana foi fértil em grandes surpresas e os primeiros indícios surgiram ainda na sexta-feira, quando o Estoril foi obrigado a recuperar de desvantagem para vencer o Amora.

Tudo começou no sábado, com a eliminação do Santa Clara, que perdeu em casa do Tondela por 2-0, e do Marítimo, que perdeu após prolongamento em casa do Mafra, por 4-2. Arouca, Vitória de Guimarães, Gil Vicente, Famalicão e Vizela seguiram em frente.

Até o Benfica teve de transpirar muito para eliminar o Caldas, também da Liga 3. Só depois das grandes penalidades é que as águias confirmaram passagem.

No entanto, o dia de domingo foi desastroso para as equipas da I Liga. Apenas FC Porto, detentor do troféu (6-0 em casa do Anadia), Casa Pia (2-0 frente ao São Martinho) e Sporting de Braga (2-1 contra o Felgueiras) seguiram em frente.

O Rio Ave caiu perante o Oliveira do Hospital, por 3-2, e pelo mesmo resultado foi eliminado o Desportivo de Chaves em Vila Nova de Gaia pelo Valadares. O Boavista caiu na Madeira frente ao Machico por 1-0, enquanto que o Portimonense não passou no Minho, em casa do LANK Vilaverdense, por 2-0.

Varzim tombou o gigante Sporting. Foto: Manuel Fernando Araujo/Lusa
Varzim tombou o gigante Sporting. Foto: Manuel Fernando Araujo/Lusa
Machico recebeu e bateu o Boavista. Foto: Homem De Gouveia/Lusa
Machico recebeu e bateu o Boavista. Foto: Homem De Gouveia/Lusa
Mafra precisou do prolongamento, mas também levou a melhor sobre o Marítimo. Foto: José Sena Goulão/Lusa
Mafra precisou do prolongamento, mas também levou a melhor sobre o Marítimo. Foto: José Sena Goulão/Lusa

A eliminatória da Taça ditou até a saída de César Peixito, após a derrota do Paços em casa do Vitória de Setúbal, também por 2-0.

No entanto, a maior surpresa estava reservada para a noite. Em Barcelos, o Varzim, da terceira divisão, tombou o Sporting, de Rúben Amorim, por 1-0.

Segundo o "Playmaker Stats", nunca em toda a história da Taça, oito equipas da I Liga tinham sido eliminadas na mesma eliminatória. Esta época ultrapassou o registo de 2019/20, quando sete equipas da I Liga foram afastadas na mesma eliminatória por equipas de escalão inferior.

No total, há ainda seis equipas da Liga 3 em competição e oito do Campeonato de Portugal. Há 10 representantes da I Liga e oito do segundo escalão.

Todas as equipas ainda em prova

I Liga
Estoril, Arouca, Gil Vicente, Famalicão, Vitória de Guimarães, Vizela, Benfica, Casa Pia, Sporting de Braga e FC Porto.

II Liga
B SAD, Moreirense, Nacional, Mafra, Académico de Viseu, Farense, Tondela e Leixões.

Liga 3
Sanjoanense, Vitória de Setúbal, LANK Vilaverdense, São João de Ver, Varzim e Oliveira do Hospital.

Campeonato de Portugal
Machico, Valadares Gaia, Beira-Mar, Rabo de Peixe, Camacha, Pevidém, Pêro Pinheiro e Dumiense.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+