Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclismo

Cândido Barbosa: "Compreendo posição de Joaquim Gomes por querer W52-FC Porto na Volta"

28 jul, 2022 - 13:30 • José Barata

O antigo ciclista defende a ideia do diretor da Volta a Portugal, reconhecendo que a W52-FC Porto é uma equipa que faz falta na estrada. Cândido Barbosa avisa os jovens ciclistas para o perigo de fazer o caminho mais fácil para chegar aos objetivos.

A+ / A-

Cândido Barbosa sai em defesa do diretor da Volta a Portugal e encontra atenuantes para a forma como Joaquim Gomes, dias antes de conhecida a suspensão da W52-FC Porto pela União Ciclista Internacional (UCI), defendeu que a equipa azul e branca era “fundamental” no pelotão.

Em declarações a Bola Branca, Cândido Barbosa, antigo vencedor de 25 etapas na Volta a Portugal, diz compreender a posição de Joaquim Gomes, que se atravessou pela presença da W52-Porto na Volta.

"Eu compreendo a posição de Joaquim Gomes enquanto diretor da Volta a Portugal. Compreendo perfeitamente que Joaquim Gomes gostaria de ter todas as equipas que estavam inscritas, e que não tivéssemos notícias desta a pouco tempo de começar a Volta a Portugal. Compreendo a sua opinião na íntegra. Se estivesse no lugar dele, provavelmente faria o mesmo. A Volta a Portugal com a W52-FC Porto na prova teria outro impacto, porque é uma equipa de referência e que tem os seus adeptos que, com certeza, não irão para a estrada. E quem vai ficar a perder com tudo isto é a organização e os seus patrocinadores", considera.

Joaquim Gomes mantém-se em silêncio perante a imprensa desde que, na quarta-feira, foi conhecida a decisão da UCI de retirar a licença à equipa continental da W52-FC Porto, face ao processo levado a cabo pela Autoridade Antidopagem de Portugal (AdoP), que conduziu à suspensão, por doping, de oito corredores e dois elementos do staff técnico.

Perde quem está "limpo". Danos à imagem do ciclista


Para Cândido Barbosa, a AdoP e a UCI estão a fazer o que lhes compete. O antigo corredor só lamenta que ciclistas não dopados acabem por, indiretamente, ser vítimas do episódio na W52-FC Porto. E não é como portista que manifesta esta posição, sublinha à Renascença.

"Mesmo sendo portista, é uma situação que não me preocupa. O que me preocupa são os corredores que poderiam participar na Volta e não vão estar. A maioria deles não terão culpa do que está a acontecer, mas estão envolvidos numa situação que infelizmente já não é a primeira em Portugal", lamenta o duas vezes vice-campeão da Volta.

Cândido Barbosa reconhece, ainda, que esta é uma situação que prejudica a imagem do ciclista e deixa um aviso ao jovens corredores:

"Este é um episódio do ciclismo que não é agradável, e que infelizmente terá consequências bastante negativas para a modalidade. O ciclismo não é isto, o ciclismo é uma modalidade de grande esforço e de grande carisma, a ambição das pessoas é que às vezes pode levar a cometer alguns desajustes. São coisas que não devem acontecer, e isto deve ser um bom exemplo para todos os jovens que estão a começar a carreira, de que o caminho mais fácil, por vezes se torna o caminho mais longo."

A maior prova velocipédica do calendário nacional não terá a W52-FC Porto, vencedora maioritária das últimas edições, devido a suspensão da UCI, após investigação por doping levada a cabo pela AdoP.

A Volta a Portugal em bicicleta realiza-se entre 4 e 15 de agosto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+