Tempo
|
A+ / A-

Diretor da Volta a Portugal pede reforma na AdoP para evitar "escândalos" como na W52-FC Porto

22 jul, 2022 - 12:54 • Redação

Joaquim Gomes diz que a equipa pode correr na Volta a Portugal com outros ciclistas e assume impacto negativo de uma eventual saída para a modalidade.

A+ / A-

Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal, acredita que a saída da W52-FC Porto da prova seria uma má notícia para o ciclismo português e pede uma reforma na Autoridade Antidopagem de Portugal para evitar "escândalos" semelhantes.

"A W52-FC Porto é um histórico da Volta e, em circunstância alguma, o abandono de forma conflituosa seria bom para o cliclismo. A equipa não está suspensa, os responsáveis da equipa estão a fazer tudo o que está ao seu alcance para que sejam encontradas soluções para que se possa manter na Volta sem os suspensos", disse.

De resto, já Adriano Quintanilha, patrão da equipa, tinha confirmado à Renascença que esse seria o cenário mais provável.

Joaquim Gomes acredita que nem todos os ciclistas suspensos serão alvos de sanções e diz que a W52-FC Porto terá "de encontrar soluções em tempo recorde para inscrever atletas".

"O Porto quer estar na Volta, independentemente das condições e do nível dos atletas que vão conseguir angariar, porque é óbvio que os melhores não estão disponíveis", diz.

AdoP precisa de reforma

Joaquim Gomes lamenta que "a malha que obriga o cumprimento de regras esteja a alargar". O diretor fala de falta de condições da AdoP que permite casos como este.

"A entidade que pretende regular a atividade antidopagem tem feito um trabalho enorme, que reconheço, mas tem falta de meios. Não tem sequer um laboratório. Todas as análises feitas na Volta têm de ser analisadas em Madrid ou Barcelona. Não agiliza o processo", diz.

O diretor acredita que casos de doping devem ser enquadrados como corrupção. "É preciso um debate sério sobre este tema. O processo é mais complexo. Tem de ter um enquadramento de corrupção".

Joaquim Gomes considera que a saída da W52-FC Porto não "colocaria em causa a organização da prova".

"No entanto, não posso tapar o sol com a peneira. É uma equipa com um passado brutal na Volta e venceu as últimas edições. O que aconteceu é um escândalo. A culpa não é só da equipa e dos corredores, é mais abrangente. Vai ter de haver um enorme ajuste de meios no combate à dopagem", termina.

A 83.ª edição da Volta a Portugal foi apresentada esta sexta-feira. A prova vai para a estrada entre os dias 4 e 15 de agosto, arranca com um prólogo em Lisboa, conta uma passagem por Espanha, em Badajoz, e termina com um contrarrelógio entre Porto e Vila Nova de Gaia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    24 jul, 2022 Paços 00:03
    Como é que pode haver a lata de dizer abertamente "nós queremos a todo o custo favorecer o FC. Porto"
  • Carlos Marques
    22 jul, 2022 Castelo branco 14:41
    Este director da volta a Portugal não tem a noção das afirmações que faz. O F C Porto/ww52 e importante para o ciclismo porque ganhou as últimas voltas??? Mas será que ninguém lhe consegue explicar que utilizar doping Doping equiparado a corrupção??? Deve ser do sol, só pode. Assim vai o ciclismo e por isso não se admirem
  • EU
    22 jul, 2022 PORTUGAL 13:46
    PORTUGAL é um País onde os Técnicos de Análises são da FINA FLOR. EU acredito nos Técnicos de Análises, sejam Eles do sector público ou privado. Dito isto, pergunto: quanto tempo precisa a ADOP para dizer se um atleta ESTÁ ou NÃO dopado? Como INGÉNUO, que neste momento quero ser, será que 24 horas não chegam para obter o resultado? Será preciso demorar, segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e ANOS para dizer que o CIISMO tem de ser CASTRADO pelos interesses dos Senhores(?) da ADOP? Afinal, Aquele que foi considerado o melhor Treinador de África TEVE RAZÃO, não acham? Senhor Quintanilha não ALINHE neste jogo de interesses e deixe o pelotão ao SABOR dos Senhores que PENSAM ter valor. Olhe, é dinheiro que POUPA, pois MUNDIALMENTE todos sabem quem é a W52. Quer um exemplo? Há dias, ALGUÉM disse que EU era maluco ( AT ) e sabe o que fiz? Paguei, virei costas e deixei que ACONSELHASSEM o Diabo. Há um ditado que diz " quem brinca com o fogo queima-se ". Deixe-os queimar, mas em lume brando.

Destaques V+