Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manchester United pode rescindir e pedir indemnização a Cristiano Ronaldo

14 nov, 2022 - 18:30 • Luís Aresta

Advogado Diogo Soares Loureiro acredita que Cristiano Ronaldo deu "um trunfo negocial" ao Manchester United. Prioridade, ainda assim, será resolver o caso de forma amigável.

A+ / A-

O Manchester United pode rescindir com justa-causa e pedir indemnização a Cristiano Ronaldo, segundo o advogado especialista em direito do desporto, Diogo Soares Loureiro. Em causa está a entrevista e as acusações do português ao seu clube.

O especialista considera que a entrevista explosiva de Cristiano Ronaldo foi dada de forma intencional, ainda que possa arriscar uma indemnização ao Manchester United.

"O Cristiano Ronaldo terá dado a entrevista com uma intenção, mas parece-me que tem de que ter ciente que há várias consequências para ele. Há matéria para o clube arguir justa causa para terminar contrato com, estando o Ronaldo obrigado a indemnizar o clube", começa por dizer.

No entanto, acredita que a prioridade das duas partes será uma solução amigável, por transferência ou rescisão amigável. Ainda assim, Ronaldo fica "nas mãos do United".

"A prioridade é conseguir uma solução amigável, seja através de uma revogação amigável, sem consequências e pagamentos, ou haver um clube que faça proposta ao United e ocorre uma transferência normal. A verdade é que quando o jogador assume esta postura, a bola passa a estar do lado do clube, que passa a ter um trunfo negocial. Tem uma justa-causa para rescindir e ainda com direito a indemnização", explica.

Se tal não acontecer, Ronaldo não só arrisca ficar sem jogar até ao fim da época, como pode incorrer numa pesada indemnização.

"A indemnização baseia-se nos salários até ao fim do contrato, ou seja, os seis meses, mas há outras questões, como danos que o clube demonstre que sofreu por causa deste comportamento que levou à justa causa. Parece-me que, tendo em conta o jogador que é e a 'entourage' financeira e social, tem forma de comprovar que há danos", explica.

Para além do próprio Cristiano Ronaldo, também Jorge Mendes pode sentir no bolso as consequências desta entrevista: "Os agentes ficam também responsáveis por tornar relação entre atleta e clube saudável. Se for considerado que este ajudou neste comportamento, também poderá ter consequências, dependendo do que foi acordado no momento da transferência", termina.

Cristiano Ronaldo deu uma entrevista ao jornalista britânico e amigo pessoal Piers Morgan, onde afirmou que se "sente traído" pelo clube e não respeito o treinado Erik ten Hag.

Segundo o avançado, de 37 anos, o treinador neerlandês não mostrou sensibilidade para com ele depois de a filha, de três meses, ter estado doente e hospitalizada, situação que levou a que falhasse o arranque da pré-época.

"Foi o período mais difícil da minha carreira, tanto pessoal como profissionalmente. Fizeram de mim a ovelha negra. Eu não respeito o treinador porque ele não me respeitou. Se não me mostras respeito, eu não vou respeitar-te", sublinha o capitão da seleção nacional.

Segundo a imprensa britânica, jogadores e o treinador dos "red devils" ficaram "muito desiludidos pela forma e o 'timing' da entrevista" do português. Em comunicado, o clube diz que está a acompanhar as notícias e admite uma resposta às fortes críticas do internacional português após a divulgação da entrevista na íntegra.

O clube garante que, apesar das declarações de Ronaldo, o "foco continua a ser a preparação para a segunda metade da temporada e a continuidade do ímpeto, crença e união que estão a ser construídos entre os jogadores, treinador, staff e adeptos".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+