Tempo
|
A+ / A-

Benfica

Jesus pede público. "Políticos gostam de se misturar, mas para proteger o futebol é zero"

26 abr, 2021 - 22:40 • Redação

O treinador do Benfica considera que o futebol é a atividade que mais condições tem para controlar o público que recebe.

A+ / A-

Jorge Jesus quer o público de volta aos estádios e considera que há condições para tal sem quebrar as regras de contenção da pandemia da Covid-19. O treinador do Benfica entende que a responsabilidade é dos políticos, que gostam de se imiscuir, mas não protegem o futebol.

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, Jesus frisou que se é permitida presença de público em algumas atividades ao ar livre, como a manifestação do 25 de Abril, então devia ser em todas, como o futebol.

"A partir deste momento, os jogos deveriam ter público, porque há condições. Se não há para uns, também não há para outros. Mas o futebol em Portugal é muito problemático para os políticos. Gostam muito de se misturar, mas depois para proteger o futebol é zero. O presidente do FC Porto [Pinto da Costa] já teve oportunidade de dizer isso", referiu.

Jorge Jesus fez questão de sublinhar que não é contra a realização da manifestação do 25 de Abril: "Se eu pudesse, também lá estava com um cravo na mão." Simplesmente considera que "o futebol tem condições melhores do que ninguém para controlar" o público nos estádios:

"Não estou a dizer que devem estar 60 mil pessoas na Luz, mas há condições para controlar os espectadores, do ponto de vista das equipas. O futebol é das atividades que melhor souberam adaptar-se a este vírus e muitos foram indo atrás daquilo que as equipas de futebol fizeram, testar constantemente e isolar quando era caso disso. Há todas as condições, se houver um bocadinho de vontade política e se as coisas forem bem organizadas, para poder assistir-se a jogos com o mínimo de público".

Costa não deixa até ao final da temporada


A 15 de abril, na conferência de imprensa de divulgação das regras da terceira fase de desconfinamento, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19, o primeiro-ministro, António Costa, garantiu que "antes da próxima época, seguramente, não haverá adeptos nos estádios".

Os adeptos têm estado longe das bancadas desde março de 2020, quando foi suspensa toda a prática de desporto em Portugal, incluindo o futebol profissional, com a entrada em vigor do primeiro estado de emergência.

Na Região Autónoma dos Açores, chegou a haver eventos desportivos, nomeadamente jogos do Santa Clara, com público, contudo tal não se repetia no continente, nem na Madeira. Em outubro, houve três jogos-piloto e dois desafios da seleção portuguesa de futebol com presença de adeptos, como teste, e o FC Porto recebeu público num encontro da Liga dos Campeões. Porém, a segunda vaga da pandemia do novo coronavírus deitou quaisquer planos de retoma da assistência por terra.

A 27 de fevereiro e 13 de março, o Santa Clara recebeu Paços de Ferreira e Portimonense, respetivamente, com adeptos nas bancadas, em virtude das medidas impostas nos Açores. Foi a primeira e última vez que se viu tal coisa em 2021. Quando o número de casos de Covid-19 no arquipélago voltou a crescer, o Estádio São Miguel voltou a estar fechado ao público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    27 abr, 2021 Trofa 07:44
    se pudesse existir publico nos estádios, JJ já não era treinador do Benfica com menos pontos de diferença para o primeiro, melhores treinadores, que JJ, já foram despedidos pelo LFV

Destaques V+