João Alves

Explosão de Enzo no Mundial "é um grande, mas bom problema para o Benfica"

19 dez, 2022 - 12:45 • Rui Viegas

João Alves olha para as consequências da valorização de Enzo Fernández e Otamendi, com o título mundial argentino. O "luvas pretas", por outro lado, espera para ver quais os custos desportivos, para a equipa de Roger Schmidt, da paragem no campeonato.

A+ / A-

O Benfica passou a ter um "grande", mas "bom" problema com a prestação de Enzo Fernández no Mundial do Qatar.

A opinião é de João Alves, antigo médio das águias, quando confrontado com a possibilidade de o melhor jogador jovem do torneio de 2022 da FIFA aumentar o nível de cobiça em seu redor.

"É um bom, grande problema, porque o jogador tem contrato [até 2027] e o Benfica está sempre defendido. O jogador também se sentirá feliz no Benfica e o Benfica está a ajudá-lo a brilhar. O que é importante para qualquer atleta. Portanto, é positivo para as duas partes", começa por dizer o treinador, em entrevista à Renascença.

Contratado ao River Plate no início da temporada, Enzo Fernandéz assinou até 2027 pelo Benfica e tem uma cláusula de rescisão de 120 milhões de euros. Com o médio argentino em alta, após a conquista do Campeonato do Mundo, e com a janela de transferências de inverno prestes a abrir, é natural que se intensifique o interesse de clubes europeus com grande capacidade financeira.

João Alves acredita, no entanto, que Enzo não deixará o Benfica em janeiro. "Ele tem demonstrado que está feliz no Benfica e há uma coisa importante, que é o Benfica ser campeão", refere.

Enzo Fernández e Otamendi fizeram história ao tornarem-se nos primeiros jogadores a ganharem um Mundial, como jogadores da liga portuguesa. Enzo foi o melhor jovem do torneio e Otamendi foi um dos pilares da Argentina.

Totalista, o central, de 35 anos, capitão do Benfica, tem o River Plate interessado em repatriá-lo. Mas tal como no caso do seu compatriota, João Alves acredita que Otamendi não vai deixar a Luz.

Quando as coisas estão a correr bem é evidente que não há motivos para as pessoas quererem ir embora. Se calhar se me dissesse isso há anos, o pensamento seria outro", argumenta. O antigo jogador dos encarnados refere-se ao central como "um líder" para destacar a importância que lhe atribui. Sobre a sua prestação no Mundial comenta que "passar completamente despercebido é o melhor elogio que se lhe pode fazer".

Com o Campeonato do Mundo, o Benfica vê aumentar a cotação dos seus internacionais presentes no Qatar, não só os sul-americanos. Todavia, de acordo com João Alves, resta perceber - ainda - que custos a paragem da Liga pode vir a ter no trajeto que a equipa de Roger Schmidt apresenta no plano doméstico.

"O Benfica, com o Mundial, valorizou vários jogadores. Agora, houve [também] um corte com metade da equipa e aquela caminhada que estava a ter não deixou de ser interrompida. [Jogo com o Braga] Pode ser um jogo, não vou dizer decisivo, mas sim muito importante. O Benfica, se ganhar em Braga, tem enormes chances de ser campeão", finaliza.

Os encarnados estão, ao cabo de 13 jornadas, na liderança do campeonato, com oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o FC Porto. A equipa de Roger Schmidt ainda não perdeu qualquer jogo oficial, e já disputou 28, mas no sábado falhou o primeiro objetivo da temporada. Empatou com o Moreirense, na última jornada da fase de grupos da Taça da Liga, e ficou fora da competição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+