Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2022

Otamendi e Enzo, primeiros jogadores em Portugal a conquistar o Mundial

18 dez, 2022 - 18:59 • Inês Braga Sampaio , Carlos Calaveiras

Os dois jogadores do Benfica foram determinantes na seleção das pampas para o tricampeonato. Enzo acrescenta o título de melhor jovem.

A+ / A-

Nicolás Otamendi e Enzo Fernández são os primeiros jogadores a atuar em Portugal a vencer a final de um Mundial de futebol.

Os dois jogadores do Benfica foram titulares pela Argentina na final deste domingo contra a França, no estádio Lusail, no Qatar.

O médio Enzo Fernández acabou mesmo por conquistar o prémio de melhor jovem do Mundial.

A seleção das pampas acabou por carimbar a terceira estrela (repetindo 1978 e 1986) após uma final de loucos, que terminou 3-3 no tempo regulamentar e 4-2 nas grandes penalidades.

Otamendi e Enzo repetem, no Qatar, os feitos de outros quatro jogadores, dois deles do Benfica, um do FC Porto e outro do Sporting.

Doriva foi o primeiro jogador a atuar em Portugal a participar na final de um Mundial. Foi em França 1998. O médio brasileiro, que na altura representava o FC Porto, assistiu do banco (não chegou a entrar em campo) à derrota da sua seleção perante a anfitriã, por 3-0.

Foi preciso esperar 16 anos para voltar a ver jogadores "portugueses" na final de um Campeonato do Mundo - e foram logo três. No Brasil 2014, Ezequiel Garay e Enzo Pérez, do Benfica, e Marcos Rojo, do Sporting, foram titulares na derrota da Argentina perante a Alemanha, por 1-0.

Houve vários em Portugal antes e depois

Terminava em 2014 a história dos finalistas a atuar em Portugal.

Houve vários que se mudaram para Portugal depois de uma final de um Campeonato do Mundo. Por exemplo, e já no século XXI, o francês Adil Rami (2018) no Boavista; o brasileiro Anderson Polga (2002), o primeiro campeão do mundo do futebol português, e os holandeses Khalid Boulahrouz e Stijn Schaars (2010), no Sporting; o espanhol Joan Capdevilla (2010) e o alemão Julian Draxler (2014) no Benfica; ou o mais conhecido de todos, o espanhol Iker Casillas (2010) no FC Porto.

Jogadores como Ángel Di María, David Luiz, Branco e outros estiveram no futebol nacional antes, até, de participarem em finais de Mundiais.

O Benfica já deu os parabéns aos seus dois atletas:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+