De Rui Nabeiro a Tina Turner. As personalidades que perdemos em 2023

O ano de 2023 ficou marcado pela partida de grandes personalidades de Portugal e do resto do mundo. Desde Rui Nabeiro e Sara Tavares, a Tina Turner, Matthew Perry, Jacques Delors ou Henry Kissinger, recorde as figuras de várias áreas nos deixaram.

27 dez, 2023 - 06:46 • Maria Costa Lopes , Rodrigo Machado (imagem de capa)



 

Recorde com a Renascença as personalidades que nos deixaram este ano de 2023. Desde a música, à televisão e ao teatro, na política e na economia, foram muitos e, quase todos, vão deixar saudades.


Foto: Nuno Veiga/Lusa
Foto: Nuno Veiga/Lusa

Rui Nabeiro

O empresário morreu a 19 de março, tinha 91 anos. Rui Nabeiro fundou o seu próprio negócio em 1961, a Delta Cafés, que se veio a tornar numa marca de referência em Portugal.

Para além do seu legado empresarial, Rui Nabeiro deixou sempre um lastro de simpatia por aqueles que se cruzaram com ele, e que dificilmente não se deixaram “inspirar” pela obra e conquistas que alcançou ao longo de uma vida dedicada ao seu Grupo Delta. António Saraiva, patrão dos patrões, define-o como um homem “que do nada fez um império”.

As cerimónias fúnebres do empresário reuniram centenas de pessoas em Campo Maior, que prestaram homenagem ao fundador da Delta Cafés. O cortejo fúnebre foi ainda marcado por mais de 10 minutos de aplausos no adeus dos trabalhadores da Delta a Rui Nabeiro.


Foto: Facebook de Sara Tavares
Foto: Facebook de Sara Tavares

Sara Tavares

A cantora portuguesa morreu aos 45 anos no dia 19 de novembro. Sara Tavares cantou "Chamar a Música", vencedora do Festival da Canção que representou Portugal na Eurovisão de 1994, tendo alcançado o oitavo lugar. Antes já tinha conquistado os portugueses no programa Chuva de Estrelas.

Sara Tavares editou vários álbuns que a aproximaram das raízes cabo-verdianas, com destaque para “Balancê” (2005), que lhe valeu um disco de platina e uma nomeação como Artista Revelação nos prémios BBC Radio 3 World Music.


Foto: José Sena Goulão/Lusa
Foto: José Sena Goulão/Lusa

Carlos Avilez

O encenador e ator morreu no dia 22 de novembro aos 88 anos. Com uma vida dedicada ao teatro, foi um dos fundadores do Teatro Experimental de Cascais, que completou 58 anos de existência a 13 de novembro.

Para os líderes políticos, Carlos Avilez foi uma "figura fundamental de uma geração que mudou o teatro português". Já os artistas, principalmente os que foram alunos de Avilez, consideram que perderam o "Mestre" do mundo do teatro.


Foto: Carlos M. Almeida/Lusa
Foto: Carlos M. Almeida/Lusa

Luís Aleluia

O ator Luís Aleluia teve várias participações em teatro e televisão, tendo ficado célebre pela interpretação como Menino Tonecas na Série da RTP, "As Lições do Tonecas".

Luís Aleluia fazia parte da direção da Casa do Artista, projeto ao qual se dedicava desde a sua fundação. O ator morreu dia 24 junho aos 63 anos.


Foto: Universal
Foto: Universal

Elísio Donas

O teclista dos Ornatos Violeta morreu a 29 de maio. O músico e produtor português tinha 48 anos. O teclista fazia parte do grupo portuense juntamente com o vocalista Manel Cruz, o guitarrista Peixe, o baixista Nuno Prata e o baterista Kinorm. O último concerto de Elísio Donas com os Ornatos aconteceu a 6 de maio, na Queima das Fitas do Porto.


Foto: Rodrigo Antunes/Lusa
Foto: Rodrigo Antunes/Lusa

Nuno Graciano

O apresentador morreu no dia 7 de dezembro, tinha 54 anos. Nuno Graciano foi uma “figura incontornável” na história da televisão, tendo passado por vários programas na SIC, TVI, Canal 11 e CMTV. Nuno Graciano também foi candidato pelo Chega à Câmara de Lisboa nas últimas autárquicas de 2021.


Foto: Paulo Rocha/Ecclesia
Foto: Paulo Rocha/Ecclesia

José Mattoso

O historiador de 90 anos morreu a 8 de julho. José Mattoso renovou o interesse pelo estudo da Idade Média portuguesa e ajudou a modernizar os arquivos nacionais e municipais.

O antigo diretor da Torre do Tombo assinou mais de 30 obras (algumas em colaboração) e foi o primeiro a ser distinguido com o Prémio Pessoa, em 1987.


Foto: Joana Bourgard/RR
Foto: Joana Bourgard/RR

Teodora Cardoso

A economista e primeira presidente do Conselho de Finanças Públicas morreu dia 9 de setembro aos 81 anos. Teodora Cardoso foi economista do banco central durante quase duas décadas e presidiu o Conselho das Finanças Públicas entre 2012 e 2019.


 Foto: Mário Cruz/Lusa
Foto: Mário Cruz/Lusa

João Salgueiro

O antigo ministro das Finanças e banqueiro morreu dia 17 de fevereiro, tinha 88 anos. João Salgueiro exerceu funções docentes ligadas à economia e à gestão bancária e ocupou diversos cargos na banca.

Além de subsecretário de Estado do Planeamento num governo de Marcello Caetano, foi ministro do Estado, das Finanças e do Plano já depois do 25 de Abril, num executivo de Francisco Balsemão, entre 1981 e 1983.


Morreu Jacques Delors, arquiteto da União Europeia moderna

Jacques Delors

Antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors morreu a 27 de dezembro, aos 98 anos. O “Senhor Europa” assistiu à adesão de Portugal e Espanha à então CEE e será para sempre recordado como o impulsionador do Tratado de Maastricht, que deu origem à União Europeia e à livre circulação de pessoas e bens no bloco europeu, bem como à moeda única.


Henry Kissinger. "Falcão" da diplomacia Nobel da Paz que apoiou ditaduras morre aos 100 anos

Henry Kissinger

O ex-secretário de Estado norte-americano, que dominou a política externa dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford, morreu dia 30 de novembro aos 100 anos. Henry Kissinger foi uma figura incontornável da diplomacia mundial durante a Guerra Fria. Recebeu o Prémio Nobel da Paz juntamente com o homólogo vietnamita Le Duc Thuo pelas negociações secretas para pôr fim à guerra do Vietname e normalizou as relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a China durante a presidência de Richard Nixon (1969-1974).

Será também recordado pelo bombardeamento do Camboja, o apoio dado a ditaduras como as da Argentina, entre 1976 e 1983, aos últimos anos do regime de Francisco Franco, em Espanha, e ao golpe de Estado contra Salvador Allende, no Chile, em 1973. Após o 25 de Abril, receou que Portugal se transformasse num satélite da União Soviética no Ocidente da Europa. O lendário e controverso diplomata manteve-se ativo até ao fim da vida, apesar da idade avançada. Em julho, já com 100 anos, visitou a China, onde se encontrou com o presidente do país, Xi Jinping.


Foto: Steffen Schmidt/EPA
Foto: Steffen Schmidt/EPA

Tina Turner

A "Rainha do Rock'n Roll" faleceu dia 24 de maio, aos 83 anos, após doença prolongada. Tina Turner é uma das grandes vozes das últimas décadas da música Pop e Rock. A cantora norte-americana ficará para sempre conhecida por músicas como "The Best", "Proud Mary", "Private Dancer" e "What's Love Got to Do With It".

Ao todo, na sua carreira, Tina Turner venceu 12 Grammys, incluindo três prémios do Hall of Fame, vendeu mais de 150 milhões de álbuns e tornou-se a primeira mulher e artista negra a ser capa da Rolling Stone, que a considerou uma dos 100 Maiores Artistas de todos os tempos.


Foto: Mario Anzuoni/Reuters
Foto: Mario Anzuoni/Reuters

Matthew Perry

O ator norte-americano de 54 anos morreu no dia 29 de outubro. Mathew Perry ficou conhecido pela interpretação do sarcástico Chandler Bing, na série televisiva “Friends”, papel que lhe valeu a nomeação para um Emmy, em 2002. No ano passado Perry publicou um livro em que falava sobre as suas dependências, chamado “Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing”.


Foto: EPA
Foto: EPA

Milan Kundera

O escritor checo morreu a 12 de julho, tinha 94 anos. Autor de uma vasta obra, que abrange o romance, o ensaio e a poesia, Milan Kundera é considerado um dos mais importantes escritores do século XX. "A Insustentável Leveza do Ser" é a sua obra mais aclamada pelos leitores e pela crítica, e em muito contribuiu para o tornar num autor reconhecido internacionalmente.


Foto: DR
Foto: DR

Rita Lee

A cantora brasileira morreu a 9 de maio, tinha 75 anos e lutava contra um cancro do pulmão diagnosticado em 2021. Rita Lee foi uma das mais influentes artistas da história do Brasil, conhecida por singles como "Mania de Você" e "Lança Perfume".

Ao longo de quase 60 anos de carreira, Rita Lee aliou a revolução do rock'n'roll ao tropicalismo, dedicando-se mais tarde a uma carreira a solo de sucesso, sem nunca abdicar da sua irreverência e liberdade artística.


Foto: Ennio Leanza/EPA
Foto: Ennio Leanza/EPA

Sinead O'Connor

A artista irlandesa saltou para a fama mundial com o tema "Nothing Compares 2 U", que chegou a número 1 da tabela Billboard, em 1990. Sinead O’Connor morreu a 26 de julho, tinha 56 anos.


Foto: Reuters
Foto: Reuters

Shane MacGowan

Poeta, compositor e vocalista, Shane MacGowan será para sempre a voz do tema "Fairytale of New York", um dos hinos de Natal dos tempos modernos. O artista irlandês, cofundador dos The Pogues, morreu aos 65 anos depois de uma vida de excessos.


Foto: Reuters
Foto: Reuters

Gary Rossington

O último membro fundador da banda Lynyrd Skynyrd morreu a 6 de março. O guitarrista norte-americano tinha 71 anos, e continuava a atuar em partes dos concertos com a banda.

Gary Rossington enganou a morte mais de uma vez, escreveu a revista Rolling Stone. Primeiro sobreviveu a um acidente de carro em 1976, serviu de inspiração para a música, “That Smell”. Um ano depois, sobreviveu ao acidente de avião que matou o cantor Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines e a vocalista de apoio Cassie Gaines.


Foto: Phil McCarten/Reuters
Foto: Phil McCarten/Reuters

Mark Margolis

O ator norte-americano de "Scarface" e "Breaking Bad" morreu a 4 de agosto, tinha 83 anos. Ao longo de 71 anos de carreira, interpretou vários papéis marcantes, entre os quais antagonistas de cinema e televisão, como Alberto "The Shadow", no filme "Scarface", de 1983, e, mais recentemente, Hector Salamanca, nas séries "Breaking Bad" e "Better Call Saul".


Morreu o estilista Paco Rabanne

Paco Rabanne

O estilista espanhol, nome maior da moda e da perfumaria, morreu dia 3 de fevereiro aos 88 anos. Paco Rabanne ganhou nome no mundo da moda com as suas criações visionárias e futuristas.

Rabanne lançou-se na moda com uma coleção feita de plástico, antes de explorar o metal e outros materiais, como o papel, botões e peles. Ao longo da sua carreira, vestiu nomes maiores do cinema, entre eles Mia Farrow, Audrey Hepburn e Jane Fonda.


Foto: PA Images
Foto: PA Images

Ian Wilmut

O criador da ovelha Dolly morre aos 79 anos no dia 11 de setembro. O investigador tinha sido diagnosticado com doença de Parkinson, em 2018.

Ian Wilmut ficou conhecido por liderar a equipa que usou uma célula de uma ovelha morta para criar um novo animal vivo, tendo resultado desta experiência a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado. O trabalho de Wilmut foi importante para investigações a nível do desenvolvimento de células.


Foto: Alexander Ermochenko/Reuters
Foto: Alexander Ermochenko/Reuters

Yevgueni Prigozhin

Líder do grupo Wagner morre em queda de avião que fazia a ligação entre Moscovo e São Petersburgo. O incidente surge dois meses depois de Prigozhin ter liderado uma rebelião contra o Kremlin, que acabou por ser resolvida em menos de 24 horas. Yevgueni Prigozhin foi uma das principais figuras da guerra contra a Ucrânia, liderando o grupo Wagner, um grupo privado de mercenários, alguns deles recrutados em prisões.

Mas a figura política e militar nem sempre teve este estatuto, foi através da restauração que Prigozhin estabeleceu contacto e proximidade com figuras poderosas da política russa, nomeadamente Vladimir Putin. Com o tempo, Prigozhin recebeu mesmo a alcunha de "chef de Putin". A morte de Prigozhin foi confirmada pelas autoridades russas a 23 de agosto.


 Foto: FBI/EPA
Foto: FBI/EPA

"Unabomber"

Theodore "Ted" Kaczynski, conhecido como o " Unabomber", morreu na prisão federal da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a 10 de junho.

Kaczynski foi responsável por uma série de atentados bombistas contra universidades, companhias aéreas e cientistas, que alteraram a forma como os americanos enviavam encomendas e embarcavam em aviões. Matemático de formação, transformou-se num ecoanarquista e num terrorista doméstico

O “Unabomber” foi condenado a prisão perpétua por ter provocado 16 explosões que mataram três pessoas e feriram outras 23 em várias partes do país entre 1978 e 1995.


Foto: Will Oliver/EPA
Foto: Will Oliver/EPA

Bobby Charlton

O ex-jogador morreu dia 21 de outubro, aos 86 anos. O antigo médio, um ícone do Manchester United e do futebol inglês, é considerado um dos melhores futebolistas da história. Bobby Charlton foi campeão do Mundo pela Inglaterra em 1966 e conquistou a Bola de Ouro nesse mesmo ano.


Foto: Os Belenenses
Foto: Os Belenenses

Marinho Peres

O treinador brasileiro, que venceu Taça de Portugal com o Belenenses, morreu aos 76 anos no dia 19 de setembro. Marinho Peres começou como jogador no país natal, onde jogava a central e chegou a estar no Mundial de 1974, pelo Brasil. Depois da carreira de futebolista, tornou-se treinador e chegou a Portugal em 1986, para treinar o Vitória de Guimarães, passou ainda pelo Sporting e pelo Marítimo.

[notícia atualizada - com a morte de Jacques Delors]


Artigos Relacionados