Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reabertura das escolas

Diretores de escolas ainda vão a tempo de fazer contratações

05 mai, 2020 - 22:35 • Pedro Mesquita , Filipe d'Avillez

Filinto Lima diz que as escolas já fizeram as contas ao que precisam para reabrir em maio e que já na quarta-feira podem proceder às contratações.

A+ / A-

Veja também:


As escolas ainda vão a tempo de contratar novos professores, como indicam as orientações dadas esta terça-feira à noite pelo Ministério da Educação para o regresso às aulas.

O Ministério quer horários desfasados, intervalos mais curtos e turmas desdobradas e sugere às escolas a contratação de professores com disponibilidade.

O presidente da Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, já reagiu a estas orientações e diz que chegaram em boa hora.

“Ainda vai a tempo porque os diretores já fizeram as suas contas em relação à necessidade de contratarem ou não professores”, diz Filinto Lima à Renascença.

“Portanto amanhã já estão em condições de efetivarem essa contratação, acedendo a uma plataforma própria que temos no Ministério da Educação. Cada diretor agora vai adaptar as orientações à sua realidade, à sua escola”, conclui.

As orientações publicadas pelo Governo impõem a criação de turmas mais pequenas, mas não define o número de alunos que devem ocupar a sala de aula. O Ministério diz, porém, que “quando inviabilizar o cumprimento das regras de distanciamento físico nos espaços disponíveis, as escolas podem desdobrar as turmas, recorrendo a professores com disponibilidade na sua componente letiva”.

Se isso não for possível, a escola pode contratar professores, como admitiu na Assembleia da República o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. Há ainda uma outra possibilidade dada às escolas, que é “reduzir até 50% a carga letiva das disciplinas lecionadas em regime presencial”.

O Governo decidiu, como medida de desconfinamento, que os alunos de 11.º e 12.º ano regressam às aulas presenciais a partir do dia 18 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sofia
    06 mai, 2020 Lisboa 12:24
    Contratações, por que razão? Então não estão em casa muitos professores e trabalhadores das escolas básicas, 2 e 3 ciclos!

Destaques V+