Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Governo vai descer IVA de máscaras e produtos de desinfeção

22 abr, 2020 - 16:18 • Redação

Medida vai ser aprovada no Conselho de Ministros desta ou da próxima semana, anuncia o primeiro-ministro.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, anuncia a descida do IVA de máscaras e material de desinfeção para enfrentar a pandemia de Covid-19.

António Costa falava no debate quinzenal na Assembleia da República, em resposta ao deputado do PSD Álvaro Almeida.

"Sim, nós ouvimos as propostas do dr. Rui Rio, estivemos a trabalhar sobre elas, estudámos, verificámos que a União Europeia dizendo que era ilegal disse que não levantaria problemas, que vários Estados-membros deram boa sequência a esta carta reduzindo a taxa do IVA e nós iremos adotar essa medida no Conselho de Ministros desta ou da próxima semana a redução da taxa do IVA quer das máscaras quer sobre os produtos de desinfeção", anunciou o primeiro-ministro.

Na intervenção anterior, o deputado do PSD Álvaro Almeida tinha recordado a proposta feita pelo líder do partido, Rui Rio, durante o debate de renovação do estado de emergência.

Na ocasião, Rui Rio defendeu a redução para a taxa mínima de IVA (6%) aplicável a máscaras de proteção, gel desinfetante e também a produtos que melhorassem o sistema imunitário.

No debate quinzenal desta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, confirmou que o Governo vai apresentar um "Orçamento suplementar" até ao verão para fazer face à crise provocada pela pandemia de Covid-19.

O chefe do Governo afirma que a economia portuguesa está a sofrer uma quebra "brutal".

António Costa diz que é preciso “evitar acrescentar crise à crise” e recusou “respostas de austeridade” face à pandemia de covid-19.

“É preciso ter consciência de que esta crise não se pode resolver com respostas de austeridade. O que temos feito visa manter vivas as empresas, os postos de trabalho e o rendimento dos trabalhadores. Temos de evitar acrescentar crise à crise”, afirmou.

Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel da Costa
    23 abr, 2020 Sydney 01:33
    Até na prevenção, o corrupto governo quer tirar partido com o IVA, quando os produtos para proteger a população DEVERIAM SER ISENTOS, SENÃO GRATUÍTOS.

Destaques V+