Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD escolhe líder em segunda volta inédita

18 jan, 2020 - 11:59 • Paula Caeiro Varela

Vários apoiantes de Miguel Pinto Luz fizeram declarações públicas de apoio a Montenegro, mas alguns viraram para Rui Rio.

A+ / A-

É uma primeira vez de uma segunda volta em eleições diretas do PSD.

Este sábado, os militantes do PSD escolhem entre Rui Rio, o atual líder, que teve mais votos no sábado passado (49%) e Luís Montenegro, o ex-líder parlamentar, que ficou com 41,4%, no fim de uma noite que começou com entusiasmo e teve momentos de desespero.

Miguel Pinto Luz conquistou 9,5%, que podiam ter feito a diferença para Rui Rio, mas são esses também que o antigo líder parlamentar espera que possam transferir-se para o seu lado.

Se não todos, pelo menos grande parte, que possa fazer virar o jogo este sábado, tal como viraram vários apoios que na primeira volta estavam com o vice-presidente da câmara de Cascais, casos de Miguel Relvas, de Marco António Costa, do antigo secretário-geral do partido, Matos Rosa, ou ainda do presidente da distrital de Lisboa, Ângelo Pereira. Para Rio passaram, entre outros, os apoios do antigo ministro Mira Amaral e do cientista Carvalho Rodrigues.

A semana de campanha para a segunda volta aqueceu com trocas de acusações de promessas de lugares em troca de apoios, que Luís Montenegro e Rui Rio fizeram um ao outro, e que ambos rejeitam sem concretizar.

Na primeira volta, o presidente do PSD teve ao todo mais 2.409 votos do que o antigo
líder parlamentar, que fez questão de dizer que o contador voltou a zeros, mas fez as contas para somar os seus votos e os de Miguel Pinto Luz e concluir que são mais 621 votos do que conseguiu Rui Rio.

Com a Madeira em boicote por não concordar com as regras do pagamento de quotas, todos os votos contam, incluindo os que na primeira volta ficaram em casa e podiam votar, que somam cerca de 9 mil militantes. Porto, Lisboa, Braga e Aveiro continuam a ser os distritos com maior poder de decisão, são os que valem mais votos, 57% do total.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+