Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido

Motorista declara-se culpado no caso dos 39 migrantes mortos

25 nov, 2019 - 10:38 • Joana Gonçalves com agências

Maurice Robinson declarou-se culpado no apoio à imigração ilegal e aquisição de bens criminosos.

A+ / A-

Maurice Robinson, um jovem de 25 anos natural da Irlanda do Norte, acusado de homicídio de 39 cidadãos vietnamitas encontrados mortos num caminhão perto de Londres no passado mês de outubro, declarou-se culpado no apoio à imigração ilegal e aquisição de bens criminosos, avança a agência Reuters.

O condutor do camião onde foram encontrados os 39 migrantes compareceu, esta segunda-feira, em tribunal através de uma ligação de vídeo da prisão de Belmarsh, em Londres, onde permanece detido desde o final do mês passado.

Na audiência Maurice Robinson admitiu que participou, “por dinheiro”, em atividades relacionadas com imigração ilegal entre maio de 2008 e outubro de 2019.

Robinson, um dos três detidos no Reino Unido e Irlanda na sequência deste caso, está acusado de 39 crimes de homicídio, tráfico humano e violação das leis de imigração. Três outros suspeitos foram libertados sob fiança.

No domingo, outro cidadão da Irlanda do Norte foi acusado de tráfico de pessoas por estar relacionado com o mesmo caso.

Christopher Kennedy, 23 anos, natural de Darkley, condado de Armagh, foi detido na passada sexta-feira, por participar no transporte ilegal de pessoas e por infringir a legislação de imigração britânica.

Ao mesmo tempo foi emitido um mandado de captura e extradição contra Eamonn Harrison, 22 anos, que se encontra na República da Irlanda e que alegadamente está envolvido no mesmo caso.

Na mesma investigação, a polícia britânica urgiu os irmãos Ronan e Christopher Hughes para que se entreguem como suspeitos de homicídio e tráfico de seres humanos.

As vítimas, 31 homens e oito mulheres, foram encontradas numa propriedade industrial em Grays, Essex, perto das docas do rio Tamisa, no dia 23 de outubro. A mais velha das vítimas tinha 44 anos e três tinham menos de 18 anos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+