Tempo
|
A+ / A-

Exército insiste: relatório "secreto" sobre Tancos não existe

25 set, 2017 - 11:34

O gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército diz que não existe nenhum documento oficial ou sequer de mero carácter interno. "Expresso" reitera autenticidade do relatório e promete novas revelações.

A+ / A-

O Exército insiste na garantia de que não produziu qualquer relatório secreto sobre Tancos, pelo que não existe nenhum documento oficial ou sequer de mero carácter interno.

A informação foi avançada esta segunda-feira à Renascença pelo gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército.

Esta reafirmação acontece na mesma altura em que o director do semanário "Expresso" insiste que o polémico relatório sobre o caso existe. Pedro Santos Guerreiro promete, inclusivamente, novas revelações sobre o relatório e a investigação que está em curso: "Vamos fazê-lo, obviamente, em primeira mão junto dos nossos leitores, esta semana.”

Mas o ministro da Defesa fala num relatório "fabricado" com "objectivos políticos".

"Hoje, sabemos que não há nenhum relatório que tenha sido produzido pelos serviços de informações, quaisquer que eles sejam. E é importante saber quem foi, com que motivação foi fabricado esse documento, falsamente atribuído aos serviços de informações", afirmou José Azeredo Lopes, no domingo à agência Lusa, um dia depois de o relatório ter sido noticiado pelo “Expresso”.

O semanário divulgou no sábado um documento que atribuiu aos serviços de informações militares, com cenários "muito prováveis" de roubo de armamento em Tancos e com duras críticas à actuação do ministro da Defesa Nacional, na sequência do caso conhecido em 29 de Junho. O documento aponta para o tráfico de armamento para África, ou um assalto promovido por mercenários portugueses contratados. Há ainda a possibilidade do furto de armas ter como destino os jihadistas islâmicos.

O primeiro-ministro reiterou no sábado à noite desconhecer o relatório noticiado, sublinhando que o documento não pertence a "nenhum organismo oficial" do Estado.

O Estado-Maior General das Forças Armadas já "desmentiu a autenticidade desse documento", tal como o secretário-geral dos Serviços de Informações, disse António Costa.

Marcelo Rebelo de Sousa disse, entretanto, que já não está preocupado: afinal não há nenhum relatório oficial sobre Tancos. O Presidente da República considera que depois das explicações, tudo se resume a ruído que afasta a atenção do essencial.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    25 set, 2017 Seixal 18:26
    O relatório provavelmente foi entregue ao director do semanário "Expresso" pela empresária Isabel Monteiro, a mesma que já tinha contabilizado mais de 80 mortos no incêndio de Pedrógão Grande. Os pafiosos no seu melhor, quando a incompetência prevalece, estão desesperados a uma semana das autárquicas.
  • Intuição
    25 set, 2017 Lisboa 17:09
    Está demorada a decisão da publicação do meu comentário. WHY!?
  • Intuição
    25 set, 2017 Lisboa 16:55
    quem sabe se algum ex-militar, na reforma, que tenha sido do SEF do SIS , agente dos serv. secretos militares, continue a fazer uns biscates encomendados
  • António
    25 set, 2017 Leiria 16:31
    A primeira vez que me cruzei com o senhor PSG foi na recepção do BESI. Quando subimos, na reunião que tivemos, dissemos que ele estava na recepção. "Sim, ele fez umas afirmações no jornal (ainda não estava no Expresso) e chamaram-no cá para esclarecer". É dos jornalista que admirava e que gostava de ler.
  • O relatório existe?
    25 set, 2017 Lx 16:04
    E a fakenews existe?...os intriguistas, dos suicidios, dos aviões que cairam, dos pilotos que morreram, andam numa azáfama e agarram-se a tudo para se manterem a boiar!
  • Maria
    25 set, 2017 Estoril 15:39
    Então se os tropas, os politicos o presidente, são tudo uma cambada de aldrabões, segundo o director do expresso, que tal colocar o tal de relatório escrito e assinado por quem o fez on line para todos terem conhecimento???? Ou o relatorio existe mas não diz quem o fez nem tem assinatura?
  • josé
    25 set, 2017 Lixa 15:34
    O ministro da defesa devia ser um politico do BLOCO de ESQUERDA.
  • Que estará?
    25 set, 2017 Lis 15:19
    Agora o Expresso a inventar, talvez vindo do Bildeberg?...temos de estar preparados para tudo!
  • O comentador
    25 set, 2017 Lx 15:14
    Das 13:34 o que quer são as xuxas que lhe foram retiradas e que mamou durante 4anos e meio de ditadura da maioria subserviente porque afirmavam eles que não havia alternativas. Vai trabalhar se é que sabes fazer alguma coisa ou então segue os conselhos do teu querido líder, sai da zona de conforto e emigra!
  • A fonte
    25 set, 2017 Port 15:08
    Do Expresso é que deve ser mascarada de secreta!...Será que há algum "exercito" pafoso?

Destaques V+