Tempo
|
A+ / A-

Director do “Expresso”: relatório sobre Tancos existe e há novas revelações

25 set, 2017 - 09:03

Documento diz que as armas roubadas podem ter como destino os jihadistas islâmicos.

A+ / A-

O director do “Expresso” insiste que o polémico relatório dos serviços de informações militares sobre o furto de armamento da base de Tancos existe e promete mais revelações.

Pedro Santos Guerreiro diz à Renascença que o semanário que dirige ainda tem mais para divulgar sobre a investigação em curso. “O 'Expresso' vai publicar muito mais informação não só sobre este relatório, mas sobre a investigação que está em curso. Vamos fazê-lo, obviamente, em primeira mão junto dos nossos leitores esta semana.”

Mas o ministro da Defesa fala num relatório "fabricado" com "objectivos políticos".

"Hoje, sabemos que não há nenhum relatório que tenha sido produzido pelos serviços de informações, quaisquer que eles sejam. E é importante saber quem foi, com que motivação foi fabricado esse documento, falsamente atribuído aos serviços de informações", afirmou José Azeredo Lopes, no domingo à agência Lusa, um dia depois de o relatório ter sido noticiado pelo “Expresso”.

O semanário divulgou no sábado um documento que atribuiu aos serviços de informações militares, com cenários "muito prováveis" de roubo de armamento em Tancos e com duras críticas à actuação do ministro da Defesa Nacional, na sequência do caso conhecido em 29 de Junho. O documento aponta para o tráfico de armamento para África, ou um assalto promovido por mercenários portugueses contratados. Há ainda a possibilidade do furto de armas ter como destino os jihadistas islâmicos.

O primeiro-ministro reiterou no sábado à noite desconhecer o relatório noticiado, sublinhando que o documento não pertence a "nenhum organismo oficial" do Estado.

O Estado-Maior General das Forças Armadas já "desmentiu a autenticidade desse documento", tal como o secretário-geral dos Serviços de Informações, disse António Costa.

Marcelo Rebelo de Sousa disse, entretanto, que já não está preocupado: afinal não há nenhum relatório oficial sobre Tancos. O Presidente da República considera que depois das explicações, tudo se resume a ruído que afasta a atenção do essencial.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Duarte
    01 out, 2017 Lisboa 00:09
    Quero deixar aqui bem claro o seguinte: Eu apena fiz o buraco na rede...
  • Ó catarina sm
    26 set, 2017 Lis 09:54
    Vieste agora de Marte?...És uma brincalhona!
  • Pinto
    26 set, 2017 pt 09:01
    Que miséria jornalistica! Ficamos ontem a saber pelo director do Expresso que (presume-se no mesmo documento oficial que nunca o foi), em Tancos também haviam armas nucleares!! LOLOLOL POBRE EXPRESSO... AO QUE GHEGAS-TE!
  • Catarina SM
    25 set, 2017 Lisboa 19:52
    Irresponsabilidade política gritante! A serem verdadeiros os documentos, já não se deve pedir só a demissão do ministro mas do PM também. O governo perde toda a pouca credibilidade que tem, e o PR fica bastante fragiizado depois das últimas declarações sobre o 'ruído'! PR Minudencia todo e qualquer assunto da vidinha do país, mas do que realmente interessa, basta-lhe um 'fiquei sossegado, é só ruído!' Não parece razoável.
  • ao jose antonio
    25 set, 2017 port 18:34
    Pois esteve e é de louvar! Mas, no melhor pano cai a nódoa!... E os interesses ou as artimanhas podem ser engolidas! Que seja noticiada a fonte e o eventual relatório e com tempo, não nas vésperas das eleições!
  • José antonio
    25 set, 2017 Albufeira 17:18
    O Expresso sempre esteve do lado da liberdade é muito tem feito em prol da verdade doa a quem doer. Há leitores que já se esqueceram do trabalho jornalístico de décadas ou então estão tão manipulados pelos socialistas que não conseguem discernir nada. Coitados !!!
  • Jorge
    25 set, 2017 Algarve 17:15
    Só há uma conclusão: OU EXPRESSO OU GOVERNO, ESTÁ A MENTIR! SE (não é o caso) tivéssemos um regime DEMOCRÁTICO (com LIBERDADE E RESPONSABILIDADE) e não uma reles PARTIDOCRACIA onde grassa a corrupção e "justiça apatetada" isto JÁ ESTAVA RESOLVIDO! O que "fazem" o DCIAP e a PJ afinal? Isto é um assunto DEMASIADO SÉRIO para se "olhar para o lado"! Vamos IMAGINAR que o Expresso até teve (ou não) acesso a "informação altamente confidencial"! O DCIAP (e a PJ ou lá quem fosse) já deveria , hoje, ter EXIGIDO ao Expresso as "provas" que tem (ou não) e esclarecer "como as obteve"! Pergunta que "fica no ar": Isto foi (só) uma manobra eleitoralista ou não? Porque razão (a quem compete) não "põe tudo em pratos limpos"? Não é nada "complicado"! Numa DEMOCRACIA, o POVO TEM DIREITO A SABER A VERDADE! QUEM TEM MEDO DA VERDADE?
  • Pinto
    25 set, 2017 pt 17:08
    É tudo verdade! Está no mesmo documento onde constam o mortos de Pedrógão, escondidos pelo governo, e os suicídios do Passos Coelho! Juro, juro, juro! Só não posso mostrar o documento porque está ao abrigo do segredo profissional... Assinado: Pedro Passos Guerreiro
  • XUXAS MANIPULADORES
    25 set, 2017 Lx 16:59
    Os xuxas sempre na sua manipulação...O Diretor do Expresso não é louco...O roubo de armas não existiu, as mortes em Pedrógão não existiram, os ministros da defesa e da administração interna também não existem...OS xuxas sempre a manipular a verdade mas ela virá ao de cima nesta semana e aí ficaremos a saber a pouca vergonha, as mentiras e a manipulação habitual dos socialistas...Sempre tentaram controlar a comunicação social os xuxas desde o tempo do pai da máfia socialista( Mário Soares) e, mais recentemente, com o menino de oro do PS( o Pinto de Sousa) com quem o mentiroso compulsivo do Costa aprendeu...
  • Luís
    25 set, 2017 Lisboa 16:54
    Não vale a pena ficarem nervoso. Ou é verdade ou não é. O pessoal da propaganda escusa de ser inconveniente. Vamos respirar fundo e esperar. Não vale a pena denegrir o jornal, o diretor e as pessoas. O assunto é sério e talvez perigoso. Ninguém perde uma junta de freguesia por uma notícia destas.

Destaques V+