Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tancos. Armas roubadas podem ter como destino os jihadistas islâmicos

23 set, 2017 - 09:28

A conclusão consta de um relatório dos serviços de informação militares que é divulgado pelo semanário "Expresso". Ministro da Defesa arrasado.

A+ / A-

O relatório das secretas militares, divulgado este sábado pelo jornal "Expresso", elabora três cenários muito prováveis para o assalto ao paiol de Tancos. Estes são vistos como possibilidades muito fortes para o destino que teve o armamento.

O documento aponta para o tráfico de armamento para África, ou um assalto promovido por mercenários portugueses contratados. Há ainda a possibilidade do furto de armas ter como destino os jihadistas islâmicos do auto-proclamado Estado Islâmico.

Neste caso, é dito que o armamento poderá estar ainda em Portugal, guardado para um eventual ataque terrorista em zona turística.

No relatório divulgado pelo "Expresso", mas cuja elaboração data de Julho, a acção do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, é classificada como “ de grande ligeireza, quase imprudente”, sendo-lhe apontadas “declarações arriscadas e de intenções duvidosas” e uma “atitude de arrogância cínica “na condução de todo o processo.

Numa entrevista já este mês ao "Diário de Notícias", o ministro da Defesa afirmou que no limite “pode não ter havido furto nenhum” em Tancos, porque “não existe prova visual, nem testemunhal, nem confissão”.

“Por absurdo podemos admitir que o material já não existisse e que tivesse sido anunciado… E isso não pode acontecer”, disse Azeredo Lopes.

No documento das secretas militares agora divulgado, o Chefe de Estado-Maior do Exército, o general Rovisco Duarte, é acusado de ter assumido a responsabilidade mas não ter tirado as consequências

Antes de ir para férias numa reunião em São Bento, o primeiro-ministro António Costa disse que tinha sido informado do baixo risco do assalto a Tancos, nomeadamente da quase impossibilidade das armas irem parar a uma rede terrorista.

António Costa deu na altura a entender que ficou descansado com as informações que recolheu. Depois da reunião da Unidade de Coordenação Antiterrorista, “onde se fez uma primeira avaliação, verificou-se então que, com grande probabilidade, este acontecimento não teria qualquer impacto no risco da segurança interna, designadamente associação a qualquer risco de actividade terrorista nacional ou internacional”. Costa vincou que “essa garantia” foi-lhe “directamente transmitida pela secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, procuradora Helena Fazenda”.

Os Paióis Nacionais de Tancos foram assaltados no final de Junho. Foram levadas granadas, lança-rockets e explosivos, entre outro armamento de guerra que, segundo o general Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, teria um valor de compra de 34 mil euros. A investigação ao furto está a cargo da Polícia Judiciária e o processo corre no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, estando em causa suspeitas da prática dos crimes de associação criminosa, tráfico de armas internacional e terrorismo internacional.

Passos fala de tique de autoritarismo

O líder do PSD acusou o Governo de "tiques de autoritarismo" por ocultar ao parlamento informações sobre o furto de material de guerra em Tancos e questionou se o Presidente da República está a par do relatório divulgado.

À margem de um almoço de apoio ao candidato do partido à Câmara Municipal de Marco de Canaveses, José Mota, Pedro Passos Coelho referiu-se ao relatório dos serviços de informações militares hoje noticiado pelo Expresso sobre o furto de armas em Tancos que, segundo o jornal, "arrasa ministro e militares".

"Não sei se senhor Presidente da República está a par do que se passa, mas o parlamento não sabe de nada, temos de comprar o Expresso ao sábado para saber o que se passa com o Orçamento, para saber o que passa com os paióis militares, para termos as notícias que o Governo tem a obrigação de prestar ao parlamento?", questionou.

Passos Coelho lembrou que também já pediu publicamente ao governo a divulgação do relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras sobre a alteração à lei da imigração, até agora sem resposta.

"Viram-no? Eu ainda não vi. Este Governo tem tiques de autoritarismo, é este o nome que temos de dar a estes comportamentos", acusou, defendendo que o Governo tem de prestar informação ao parlamento sobre matérias graves como as que citou.

Já a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, disse que o ministro da Defesa "não esteve à altura das suas responsabilidades" e "do cargo que desempenha" no caso do desaparecimento de armas de guerra em Tancos.
"Este relatório vem confirmar aquilo que foi sempre a preocupação e a linha do CDS, quando afirmou que o ministro da Defesa não esteve à altura do seu lugar e das suas responsabilidades", afirmou aos jornalistas Assunção Cristas, adiantando que o partido "não mudou de opinião" quanto à demissão de Azeredo Lopes, que "naturalmente tem de ser responsabilizado por esta situação".

[notícia editada às 14h13]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    25 set, 2017 aveiro 16:54
    Conclusão... ............O sério do Jornalismo que o Expresso produz . A fonte da informação , num assunto tão sério , deveria ser investigada e sofrer as devidas ilações . Mas no entanto , o Luis de Lisboa das 08.09, sabe do rumo que as armas roubadas levaram , e eu também acredito nele . Vigiem as vossas galinhas !
  • Luis
    24 set, 2017 Lisboa 08:09
    Tudo falso. As armas desaparecidas foram vendidas ao bando do Zé da Tarada para fazer assaltos a capoeiras.
  • Bombas e bombocas
    23 set, 2017 Lisboa 20:11
    Nossa, que jogada de mestre, nem o Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda da Alemanha nazi pensou em ter tão bons discípulos. Qualquer dia vão dizer que o que furtaram foram uns simples pães acabados de tirar do forno. Ou que naquele sítio não há qualquer base militar, apenas um acampamento de hippies dos anos 60, que consomem "faz-me" rir ...
  • MCL
    23 set, 2017 Buelas 18:31
    Se não fosse haver eleições, não haveria os fogos que houve nem e o roubo de material militar, com as polémicas inerentes. Tudo isto é fruto de interesses políticos, com o apoio de alguns meios de comunicação social,
  • Mar Revolto
    23 set, 2017 Lisboa 18:23
    Jihadistas islâmicos?? Eu, quando desço, também é sempre para baixo... Mas fazem muito bem em precisar que as armas podem ter ido parar às mãos dos djihadistas islâmicos, não fosse o zé povinho achar que podiam estar a falar dos djihadistas cristãos, ou dos djihadistas budistas... Penso eu de que.
  • joao medeiro
    23 set, 2017 Montijo 17:45
    Não percebo como e de onde apareceu um relatorio dito das secretas se o estado maior das forças armadas diz desconhecer e desmentir perentoriamente esse alegado relatorio feito por algum jornalista do expresso e que agora vem lançar polemica sobre varias instituições .Era bom que o expresso e o jornalista que escreveu a peça o divulgue que é para ver quem fala verdade.
  • VICTOR MARQUES
    23 set, 2017 Matosinhos 16:16
    Então não foi para a próxima época da caça aos tordos ?!!!
  • Manuel Santos
    23 set, 2017 Porto 14:11
    O ministro disse que "pode não ter havido roubo nenhum". Acrescento: nem roubo, nem assalto. Pergunto: Se, mediante a investigação em curso, não há nenhuma conclusão até à data, porque motivo a comunicação social embandeira em arco com a teoria de que houve um assalto e/ou roubo do material? Na minha opinião, e estou certo, da de muitas pessoas, o material foi saindo consoante as necessidades logísticas militares sem que tenha sido "dado baixa" dessas saídas, certamente por negligência das chefias. Não se devem atribuir culpas, neste caso, aos militares que apenas cumpriam ordens.
  • "A aberraçao"
    23 set, 2017 Lisboa 12:57
    Este governo é um perigo para a segurança interna e externa do País... a par dos fogos e mortes de pedrogao assim como a nova lei de imigraçao, escandalosamente permissivel e permeavel a tudo o que é escumalha, promovendo o efeito de chamada e incentivando a proliferaçao de máfias que estao ligadas ao trafico humano e terrorismo, e como se tudo isto nao chegasse, mais este assalto ao paiol de tancos! Isto já era mais do que suficiente para exigir a demissao do ministro da defesa! Este governo é uma aberraçao pior do que o da coreia do norte e vou mais longe.... o pior governo de Portugal a seguir ao 25 de Abril de 1974!!!
  • FIlipe
    23 set, 2017 évora 12:46
    Mas afinal quantas pessoas entre o Padre que lá vai rezar a missa , o Padeiro e os Militares , são ao todo ? Querem ver que é uma unidade de milhões de pessoas . Olhem , são uns inúteis ! Deve ser mesmo muitoooo difícil contar um por um as pessoas que possam e tiveram contacto direto com esse depósito . Vou chamar os atores da NCIS para desvendar o mistério !

Destaques V+