A+ / A-

Recebeu menos do que o valor da simulação do IRS? A culpa pode ser do “bug das Finanças"

05 mai, 2016 - 14:52

O Ministério das Finanças deu conta de um erro no simulador que terá afectado vários casais de contribuintes. Se foi o seu caso, poderá entregar nova declaração sem pagar qualquer multa.

A+ / A-

Uma falha no simulador do Portal das Finanças, na entrega do IRS, tem levado algumas pessoas a receber substancialmente menos reembolso do que tinha constado da simulação.

A falha, noticiada pela SIC, abrange, sobretudo, casais que terão optado por entregar as suas declarações separadamente ou em conjunto consoante lhes parecia mais favorável na simulação. Para alguns casais a diferença chegou às centenas de euros.

O Ministério das Finanças esclarece, numa nota enviada à Renascença, que se tratou de uma falha informática no simulador que foi logo corrigida no primeiro dia das entregas.

Mas quem verificar que se passou esta situação tem uma alternativa. “Todos os contribuintes afectados por esta situação e que tenham, com base na simulação efectuada, optado pela tributação separada ou conjunta, consoante o que se mostrou ser mais favorável, poderão entregar uma nova declaração sem qualquer coima associada para que não sejam prejudicados de forma alguma.”

O ministério esclarece ainda que “este ano, o processo de entrega e liquidação de IRS tem especial complexidade uma vez que foi implementado um conjunto de novas soluções decorrentes da reforma do IRS".

“Tal como nos anos anteriores, verificam-se por vezes falhas informáticas que têm sido corrigidas ao longo do tempo da campanha, tendo os contribuintes vindo a ser alertados para isso pela Autoridade Tributária, no Portal das Finanças.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    06 mai, 2016 Coimbra 14:41
    A suposta correção é inteiramente FALSA, os erros subsistem e,com diferenças na ordem dos milhares de euros em muitos casos!!
  • Filipe
    06 mai, 2016 Coimbra 02:40
    eu fui um dos lesados e já ontem coloquei esta questão aqui na renascença, ao substituir a declaração não tenho que fazer uma reclamação primeiro junto da repartição de finanças?? Ou reenvio a declaração e o Costa e companhia enviam-me a Coima por engano??!! Como proceder?
  • Bela
    05 mai, 2016 Coimbra 21:59
    Tretas... Para para mim, é uma desculpa para justificarem o atraso, face às promessas que fizeram. Tristeza..., e ainda falavam dos outros, deveriam ter vergonha.
  • fanã
    05 mai, 2016 aveiro 18:19
    Cada vez que a "falhas" para reembolso, é sempre a favor do Estado. Estranho, não é ?????????????????
  • joao filipe
    05 mai, 2016 Tomar 18:04
    A folha de liquidação dó IRS que nos é enviada devia ser muito mais explícita. Não contém, por exemplo, indicação das despesas de saúde e outras que entraram para o cálculo; os valores indicados pecam por falta de descriminação exaustiva, quando deviam ser absolutamente explícitos.
  • manuel
    05 mai, 2016 sintra 17:23
    Ainda tem outros "bugs". Estive agora a verificar dados pré-preenchidos e dividiu rendimentos meus ao meio com a minha esposa, contrariando os registos efectuados ao longo do ano.
  • DR XICO
    05 mai, 2016 LISBOA 15:54
    XEIRA TUDO A VIGARICE, então um casal, casados podem optar por 2 tipo de IRS? mas isto é à sorte, ou conforme dá jeito. eu meti em conjunto e agora sou prejudicado?? ATÉ AS FINANÇAS.... isto bateu no fundo

Destaques V+