A+ / A-

IRS. Novas tabelas de retenção na fonte só para salários de Maio

14 abr, 2016 - 19:21

A certeza foi deixada por Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

A+ / A-

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, garante que as tabelas de retenção na fonte em sede de IRS estão a ser elaboradas e que deverão aplicar-se apenas ao pagamento dos salários de Maio.

À margem da sua intervenção numa conferência, em Lisboa, Fernando Rocha Andrade disse aos jornalistas que, após a publicação do Orçamento do Estado de 2016 em Diário da República, os serviços começaram a trabalhar nas novas tabelas de retenção na fonte em sede de IRS (Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares).

O secretário de Estado adiantou que estas novas tabelas de retenção na fonte não serão aplicadas aos salários de Abril e que o pagamento dos vencimentos de Maio já será feito com base nas novas tabelas.

"O Orçamento do Estado para 2016 foi publicado no fim do mês passado e as tabelas de retenção na fonte começaram a ser imediatamente a ser elaboradas. É um trabalho complexo que cremos que estará pronto de maneira a dar tempo para que sejam aplicadas aos pagamentos de salários relativos ao mês de maio", disse Rocha Andrade.

As tabelas de retenção na fonte em sede de IRS são publicadas todos os anos após a entrada em vigor do Orçamento do Estado respectivo, que este ano aconteceu apenas no final de Março.

O Governo tinha já publicado, a 7 de Janeiro, as tabelas de retenção na fonte relativas à sobretaxa de IRS paga este ano, sendo que, em 2016, a sobretaxa está a ser aplicada progressivamente sobre a parte da remuneração que excede o salário mínimo nacional, quando no passado era de 3,5% para todos os níveis de rendimento.

Ora, foi esta definição da sobretaxa por escalões de rendimento que obrigou o executivo a fazer uma tabela que se aplique no momento em que as empresas fazem a retenção na fonte dos trabalhadores e pensionistas.

Questionado sobre se as entregas das declarações de IRS relativas aos rendimentos de 2015, que se iniciaram no início de Abril e que terminam no final de maio, o secretário de Estado disse que "é natural que haja um pouco mais incidentes do que no ano passado".

No entanto, referiu que o "site tem evoluído permanentemente desde o início da entrega", pelo que está "confiante que os incidentes serão de número reduzido e não superiores ao normal".

Já quanto ao prazo para os reembolsos aos contribuintes que a eles tenham direito, Fernando Rocha Andrade garantiu que "os tempos das devoluções este ano não serão superiores aos dos anos anteriores".

"Estou confiante que, pelo menos para a esmagadora maioria dos contribuintes, o mesmo prazo do ano passado seja o prazo deste ano", reiterou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Povo
    14 abr, 2016 Povoa de varzim 22:40
    Neste País não se pode ser sério e honesto. Pois o Estado só cobra impostos às pessoas sérias e trabalhadoras.

Destaques V+