A+ / A-

Reembolsos de IRS chegam 25 dias após entrega

21 abr, 2016 - 07:02

A primeira fase de entrega da declaração de rendimentos de 2015 está a decorrer desde o início do mês de Abril.

A+ / A-

Os primeiros reembolsos de IRS serão efectuados 25 dias depois da entrega da declaração, garante o Ministério das Finanças, segundo o qual mais de 1,8 milhões de contribuintes entregaram a declaração de rendimentos de 2015 até ao último domingo.

A primeira fase de entrega está a decorrer desde o início do mês de Abril.

A segunda, para os trabalhadores independentes, é em Maio. Os trabalhadores independentes têm de entregar, em conjunto com o IRS, o anexo SS, da Segurança Social.

A nova reforma do IRS trouxe alterações ao prazo de entrega do IRS em 2016. Deixou de haver prazos diferentes para quem entrega a declaração em papel e em suporte electrónico, decorrendo entre 15 de Março e 15 de Abril a primeira fase para os contribuintes com rendimentos da categoria A e da H (trabalho dependente e pensões) e de 16 de Abril a 16 de Maio para os rendimentos das restantes categorias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    07 jun, 2016 Fernandes 11:45
    Mais uma das tretas veículadas pela "máquina" de propaganda do governo. Declaração entregue a 26 de abril, (dada como certa!!!), ainda se encontra em estado - Declaração certa. Reembolso nem vê-lo, contactados os serviços tributários informaram-me que pararam os reembolsos e não podem informar de quando será pago. Passaram 30 dias (úteis) e nada... Comentário: mesmo com os juros baixos sempre são mais uns trocos (com dinheiro alheio) para sustentar a "máquina" governativa...(amigos incluídos!!!)
  • Joana Duarte
    06 jun, 2016 São Domingos de Rana 16:35
    Fiz o IRS a 1 de Abril, validado a dia 6 de Abril, até agora não passa de validado, segundo as finanças parece estar tudo bem, mas não dão a provisão para passar a liquidação. A resposta é que terei que esperar até dia 31 de Julho. Não entendo qual é a vantagem de submeter logo nos primeiros dias da primeira fase, Afinal qual é o criterio para pessoas que só entregaram no dia 30 de Abril já terem recebido o reembolso...?
  • isabel batista
    06 mai, 2016 santarem 13:49
    boa tarde tenho tudo certo na minha declaração mas na parte do nib esta a aguardar confirmação. o que acontece e que nadeclaraçao diz reembolso emitido no dia 04-05-2016 e normal? quanto tempo ainda demoram sabem? cumprimentos
  • Filipe
    04 mai, 2016 Coimbra 18:22
    antes de entregar fiz a simulação no proprio site das finanças, agora o imposto apurado a receber é menos 150€ que deu o simulador.... como reclamar????
  • js
    29 abr, 2016 lisboa 11:18
    bom dia Isto só prova que o governo é amigo dos trabalhadores , falta saber onde nos mentem mais. estamos a ser governados por partidos de esquerda ,eles sao amigos do povo !!!!!!!!!
  • Fábio
    28 abr, 2016 Povoa de Santa Iria 16:07
    Informações a ser revistas, prazo de reembolso falha por completo! Submeti a minha declaração a dia 1 do mês de Abril de manhã bem cedo. E desde dia 05 do mesmo mês que na minha conta da AT que apenas informa "Declaração Certa", ora pelo suposto deveria já pelo menos desde dia 26 dizer reembolso emitido, o que até agora (28/04/2016 - 16h06m) não reflete informação de reembolso emitido. AT no seu melhor, se fosse o contribuinte a ter uns dias de atraso no pagamento de IUC ou qualquer outra faturação da AT já seria com juros!!!!!
  • Margarida silva
    28 abr, 2016 Santa Maria da feira 09:12
    Já era tempo de terem a notícia atualizada!os prazos não são esses . São categoria a e h todo o mês de abril e restantes categorias todo o mês de maio. Quanto aos reembolsos há que fazer distinção entre reembolso e liquidação. Vai uma grande diferença. Enviei vários no dia um e nem uma coisa nem outra!
  • André
    21 abr, 2016 Lisboa 10:27
    O que diz o comunicado é que, "A partir de 26 de Abril, a autoridade fiscal irá começar a emitir reembolsos de declarações de IRS já validadas centralmente e conferidas". Portanto, quem entregou dia 1, tanto poderá receber dia 26 de Abril como dia 30 de Maio...
  • LL
    21 abr, 2016 P 09:39
    Os prazos indicados nesta notícia não estão desatualizados?
  • JM
    21 abr, 2016 Lisboa 08:48
    Bom dia, é-vos possível esclarecer se estes 25 dias são corridos ou úteis?

Destaques V+