A+ / A-

IRS. Há um novo anexo SS para os trabalhadores independentes

18 abr, 2016 - 12:10

Governo muda anexo que permite à Segurança Social definir o escalão contributivo do trabalhador.

A+ / A-

O Governo reformulou o anexo SS (Segurança Social), a preencher pelos trabalhadores independentes juntamente com o IRS a entregar em Maio, determinando que o antigo impresso é revogado e o novo entra em vigor na terça-feira.

“A presente reformulação deste formulário e das suas instruções de preenchimento decorre da necessidade de clarificar o respectivo conteúdo informativo, mantendo-se em execução os procedimentos interoperacionais posteriores entre as duas administrações”, lê-se na portaria dos ministérios das Finanças e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O anexo SS foi introduzido pela primeira vez na anterior legislatura, como uma declaração anual dos rendimentos ilíquidos dos trabalhadores independentes a preencher juntamente com o IRS para reenvio à Segurança Social.

A informação que consta deste formulário permite à Segurança Social definir o escalão contributivo do trabalhador quanto a descontos para a Segurança Social.

Na portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República é revogado o anterior modelo de anexo SS, que vigorou para o IRS entregue no ano passado, e que constava da Portaria 284/2014.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+