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Primeira retrospetiva aos 74 anos. "Demorou algum tempo" até Luísa Cunha ser reconhecida

18 mai, 2023 - 16:18 • Maria João Costa

Depois da atribuição do Prémio Fundação EDP Arte, em 2021, o trabalho da artista Luísa Cunha é reunido na primeira antológica. A mostra de 30 anos de trabalho, com curadoria de Isabel Carlos, abre ao público na sexta-feira na Central Tejo, no MAAT.

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“É uma obra que nos interpela”, diz Isabel Carlos. A curadora da exposição “Hello! Are You There?” apresenta, pela primeira vez, uma retrospetiva da obra da artista Luísa Cunha, que venceu em 2021 o Prémio da Fundação EDP Arte, e considera que “não podemos ficar indiferentes” perante o trabalho da artista.

Ao longo das salas da Central Tejo, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), são apresentados trabalhos das últimas três décadas.

“A peça mais antiga é de 1994 e a mais recente é de 2023. O que acho surpreendente, sendo a exposição mais ampla, e maior que até hoje a Luísa Cunha teve, é a variedade de suportes que ela foi trabalhando”, explica a curadora ao programa Ensaio Geral, da Renascença.

À entrada para a exposição, o visitante depara-se com um grande mural cheio de pequenas fotografias. De fundo ouvem-se algumas das instalações sonoras criadas por Luísa Cunha, desde logo uma que se impõe, em que se ouve um tiro. Isabel Carlos chama a estes trabalhos “esculturas sonoras” e na mostra estão alguns dos primeiros trabalhos que a artista criou quando estudou na escola de artes ArCO.

Luísa Cunha “trabalha com o som, com a própria voz, com narrativas sonoras ou então com pequenas frases da vida cotidiana, muito coloquiais e que ela repete em ‘loop’”, explica Isabel Carlos. Aos 74 anos, a artista vê assim pela primeira vez o seu trabalho reunido, depois de ter ganho também, em 2022, o Prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte para as artes visuais.

Questionada por esta tardia retrospetiva, Isabel Carlos avança várias explicações à Renascença. “Primeiro, ela começa a carreira tardiamente. A Luísa estudou Filologia germânica, deu muitos anos aulas, nomeadamente na Madeira e no Algarve, e só já como 30 e tal anos é que se inscreve na ArCO, a escola de arte. Depois, na década de 90, uma artista plástica que trabalha com som” não era comum, aponta a curadora.

Ao Ensaio Geral, Isabel Carlos reconhece no trabalho de Luísa Cunha, um lado de “ativista, política, sexual, marota, tudo isto em formato feminino”. A curadora admite que “não era fácil”, então, e por isso “ela demorou algum tempo” a ser reconhecida. “Acho, contudo, que neste momento há já um consenso, mas foi de facto uma artista que demorou tempo a que o seu trabalho fosse reconhecido”, remata.

A exposição ocupa também espaços exteriores ao edifício do museu. Uma das instalações surpreende o visitante logo na entrada ao ouvir uma voz que grita, debaixo das escadas, de dentro de umas catacumbas uma palavra que soa a um grito de liberdade. “Frydm!” é uma peça que data de 2011 e que remete para uma dimensão política e para a situação de prisioneiros sírios.

A exposição “Hello! Are You There?” poderá ser visitada até 28 de agosto. Paralelamente à mostra é lançado um catálogo que se anuncia como o mais completo da obra de Luísa Cunha até hoje feito. Reúne um total de 108 obras em quase 300 páginas, acompanhadas por textos de diversos autores.

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