Tempo
|
A+ / A-

Pintura inédita de Pollock encontrada em operação policial na Bulgária

23 mar, 2023 - 07:43 • Filipa Ribeiro , Pedro Valente Lima

Obra estava na posse de uma associação criminosa de tráfico de arte e está avaliada, neste momento, em 50 milhões de euros.

A+ / A-

Esta quarta-feira, durante uma operação policial, as autoridades búlgaras encontraram um quadro de Jackson Pollock nunca antes visto.

A pintura do artista norte-americano estava na posse de um grupo de contrabando de obras de arte. Os suspeitos foram detidos pela polícia da Bulgária, numa operação conjunta com a Europol, segundo o jornal Guardian.

"Para nossa felicidade, conseguimos manter o quadro [em boas condições]. Os especialistas comprovaram que se trata de um original", realça Petar Todorov, secretário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bulgária.

A pintura foi autenticada e atribuída a Pollock pelas técnicas e substâncias químicas observadas, que correspondem às habitualmente reconhecidas no trabalho do artista norte-americano. No entanto, as autoridades búlgaras não revelaram quaisquer detalhes ou imagens da obra.

De acordo com o Guardian, o quadro está avaliado, para já, em 50 milhões de euros. No entanto, vai continuar em análise para definição de mais pormenores.

Paul Jackson Pollock foi um pintor norte-americano da primeira metade do século XX, com obras sobretudo inseridas no movimento do expressionismo abstrato, corrente artística com forte presença nos Estados Unidos, sobretudo após a II Guerra Mundial.

O artista faleceu em 1956, vítima de um acidente rodoviário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+