Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Dama com Leque". Pintura de Klimt vai a leilão por 80 milhões de euros

14 jun, 2023 - 06:18 • Lusa

Quadro será leiloado pela Sotheby's, em Londres, a 27 de junho.

A+ / A-

O quadro "Dama com Leque" de Gustav Klimt (1862-1918), o último que o artista pintou antes da sua morte inesperada, vai a leilão a 27 de junho por 80 milhões de euros, anunciou a leiloeira Sotheby’s, em Londres.

A obra, que vai ser a estrela do leilão de verão da Sotheby’s, foi criada no momento mais alto da carreira de Klimt, e terá uma base de licitação de 65 milhões de libras (cerca de 80 milhões de euros), anunciou a leiloeira, em comunicado.

Retratando uma mulher de identidade desconhecida, a pintura reúne todos os valores técnicos e exuberância criativa que define os grandes trabalhos do pintor, salienta a casa internacional de leilões.

Nessa altura, Klimt tinha iniciado trabalhos de maior expressividade, com padrões mais alegres, cores e formas — como flores e dragões –, num estilo influenciado por artistas contemporâneos como Van Gogh, Matisse e Gauguin.

A pintura "Dama com Leque" foi a leilão há 30 anos e adquirida pelo atual proprietário.

O anterior quadro de Klimt do mesmo nível que foi a leilão foi o retrato "Adele Bloch-Bauer II", de 1912, vendido em novembro de 2006 por 87,9 milhões de dólares (81 milhões de euros).

Em negociações privadas, os retratos mais relevantes do mesmo artista venderam-se, em 2016 - "Adele Bloch-Bauer", por 150 milhões de dólares (138 milhões de euros) - e em 2006 - "Adele Bloch-Bauer I", vendido a Ronald Lauder para a Neue Galerie de Nova Iorque, por 135 milhões de dólares (125 milhões de euros).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+