Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Cinemas com conflitos nas entradas devido a “entropia” das medidas da DGS

31 dez, 2021 - 15:43 • Maria João Costa

Associação de exibidores critica Governo por não ser consultada sobre medidas de acesso aos cinemas e acusa DGS de alterar regras constantemente e gerar confusão entre espectadores.

A+ / A-

Veja também:


“Desânimo, incompreensão e até conflitualidade na entrada” dos cinemas. É o cenário que a Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC) descreve em resultado das novas medidas decretadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) para o acesso às salas de cinema.

A associação que representa a maioria dos exibidores lamenta que, “em momento algum destes dois anos de pandemia”, tenha sido “chamada a pronunciar- se ou sequer a ser ouvida sobre as medidas ou sucessivas restrições que o Governo veio a impor à sua atividade”.

Em comunicado enviado à Renascença, os exibidores acusam o Governo de fazer “tábua morta” das suas “diversas exposições”. As críticas estendem-se também à Direção-Geral da Saúde (DGS) – a APEC lamenta que as orientações tenham sido alteradas duas vezes.

“As últimas medidas restritivas foram extraordinariamente impactantes na atividade de exibição cinematográfica, pois criam a sensação de que ir a um cinema é potencialmente mais arriscado do que ir a um restaurante, Bingo ou Casino (menos restritivas)”, refere a APEC no comunicado.

Os exibidores de cinema indicam que “têm feito um esforço extraordinário por forma a preparar as suas equipas” para seguir as normas, mas “com este ritmo e a pouca margem temporal para as implementar está a ficar tremendamente complicado”, apontam.

No que respeita ao público, a APEC diz que as orientações da DGS têm criado “entropia”. “Chegámos ao ponto em que, para os clientes, é praticamente inviável saber o que precisam, quando e de que forma para poder entrar nos cinemas”, criticam os exibidores.

“Já existem bilhetes comprados…clientes que não conseguem comprar/fazer testes para poder aceder aos espaços…clientes que viram na televisão que era suficiente o certificado…etc… Todas estas entropias levam a desânimo, incompreensão e até conflitualidade na entrada dos espaços, que têm que ser resolvidas por quem unicamente os quer receber bem e proporcionar uma fantástica experiência de ida ao cinema”, descreve a APEC.

O setor levanta ainda outra questão. “Os cinemas são lugares seguros, amplos, bem arejados, ao contrário de outras atividades onde as restrições são muitíssimo menores”, dizem os exibidores, que se interrogam: se é necessário teste negativo para entrar numa sala, então por que razão não é permitido o consumo dentro dos cinemas? Os exibidores alegam que está criada “uma bolha de segurança”.

Em 2019, os cinemas portugueses tiveram 15 milhões de espectadores. Ontem mesmo (quinta-feira), a Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais revelava que, só em dezembro de 2021, já se verificou uma quebra de 74% na venda de bilhetes, fruto das medidas impostas no acesso às salas de cinema.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+