Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CNB. Espetáculo "Primeira Vez" estreia à segunda tentativa em Faro

13 nov, 2020 - 13:00 • Maria João Costa

“Como não pudemos estrear em outubro no Teatro Camões, transferimos a estreia absoluta para o Teatro das Figuras em Faro, que é parceiro da CNB de longa data”, diz a diretora da companhia que, à Renascença, avança ainda que não vai haver “clássico de Natal” este ano.

A+ / A-

O espetáculo chama-se ‘Primeira Vez’, mas é caso para dizer que só à segunda é que foi de vez. Depois de, em outubro, a estreia ter sido cancelada devido a um caso de Covid-19 entre os bailarinos, o novo espetáculo da Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai, neste sábado, subir ao palco do Teatro das Figuras, em Faro.

‘Primeira Vez’ é uma criação de dois coreógrafos portugueses: Marco da Silva Ferreira e Filipe Portugal, dois artistas com formações e linguagens de dança distintas. Chama-se ‘Primeira Vez’ por se tratar da sua estreia enquanto coreógrafos na CNB.

Em entrevista ao programa Ensaio Geral, da Renascença, Sofia Campos, a diretora da companhia explica que este convite “foi feito a dois coreógrafos que têm um longo percurso enquanto bailarinos”.

O “Filipe Portugal foi bailarino da Companhia Nacional de Bailado e, portanto, está habituado a este ambiente de companhia de reportório; o Marco da Silva Ferreira vem mais de um ambiente de companhias de autor e está pela primeira vez a coreografar para uma companhia de reportório”.

‘Primeira Vez’ apresenta-se às 21h30, em Faro. “Estas duas novas criações formam um programa que é propositadamente diverso pelo percurso dos coreógrafos”, descreve Sofia Campos nesta entrevista em que revela que depois desta apresentação única em Faro, ‘Primeira Vez’ vai depois ser apresentado em Lisboa, no Teatro Camões, a casa da CNB.

“Como não pudemos estrear em outubro no Teatro Camões, transferimos a estreia absoluta para o Teatro das Figuras em Faro que é parceiro da CNB já de longa data. Voltaremos a Lisboa porque reagendamos este programa para dezembro no Teatro Camões”, diz em primeira mão à Renascença a diretora da CNB.

Natal sem clássico

Neste ano, ao contrário do que já se tornou uma tradição, a CNB não irá apresentar no Natal um clássico da dança. Dadas as atuais circunstâncias, Sofia Campos diz que não era possível preparar o espetáculo que estava programa.

A diretora da CNB optou por levar à cena este ‘Primeira Vez’, que já está preparado. E assegura também que as questões de segurança e higiene estão acauteladas no Teatro Camões.

“Queremos muito transmitir ao nosso público essa tranquilidade: podem vir!”, afirma Sofia Campos. “Todas as questões de segurança e higienização estão contempladas no nosso dia-a-dia, na receção e acolhimento que fazemos ao publico. Queremos é que continuem a vir”, reforça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+