Tempo
|
A+ / A-

Pedro Stretch

Dados sobre abusos são "significativos" e Igreja tem "vários mecanismos" para atuar

03 mar, 2023 - 21:18 • Lusa

Pedro Strecht, o pedopsiquiatra que coordenou Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja, reitera importância dos dados remetidos à Igreja, depois de, esta tarde, a CEP ter defendido ser necessária "uma base sólida" para afastar clérigos suspeitos de abusos.

A+ / A-

Veja também:

Dossiê Abusos na Igreja. Quebrando o silêncio
Vítima de abuso. “Estive 22 anos em silêncio. Sentia-me culpada, passei muitas noites a chorar”
Quais são os casos públicos de abusos sexuais de menores na Igreja?
Como os Papas lidaram com os abusos sexuais na Igreja
Todas as notícias sobre Abusos na Igreja


Os dados remetidos à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) sobre os abusos na igreja católica são "importantes e significativos", defendeu esta sexta-feira o coordenador da comissão independente, acrescentando que a Igreja dispõe de "vários mecanismos" para atuar.

Pedro Strecht, o pedopsiquiatra que coordenou Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal - e cujo relatório final foi divulgado a 13 de fevereiro -- reiterou hoje a importância dos dados remetidos à igreja, depois de, em conferência de imprensa esta tarde, a CEP ter defendido ser necessária "uma base sólida" para afastar clérigos que tenham cometido abusos.

"Caberá à igreja decidir e pensar sobre os dados que tem, que obviamente são importantes e significativos", disse Pedro Strecht, à saída de uma reunião ao final da tarde no Ministério da Justiça, em Lisboa, com as ministras da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, tendo sido acompanhado por outros membros da comissão, entre os quais a socióloga Ana Nunes de Almeida, e o psiquiatra Daniel Sampaio.

Questionado sobre as afirmações do presidente da CEP, o bispo José Ornelas, na conferência de imprensa de hoje, de que as listas remetidas pela comissão apenas continham nomes, sem qualquer outra informação, e sobre se isso seria uma limitação à continuidade da investigação, até pela própria Igreja , Pedro Strecht desvalorizou.

"A lista que foi entregue faz parte daquilo que a Igreja já sabe também diocese a diocese. Esses dados foram trabalhados também pelo grupo de investigação histórica na pesquisa que foi realizada nos arquivos históricos e secretos, portanto não vejo assim motivo para preocupação", disse, acrescentando que a Igreja dispõe de "dados sobre cada um desses casos".

"Há vários mecanismos de que a Igreja dispõe e que certamente poderá usar mesmo dentro do direito canónico e de perceber também o que acontece diocese a diocese. Não tenho dúvidas de que cada senhor bispo desejará saber o mais possível o que é que pode estar a acontecer na sua diocese, para prevenir e, sobretudo, para que o futuro em cada local seja sempre garantido de uma forma diferente e saudável. Senão não fazia nenhum sentido que a própria Igreja tivesse pedido este estudo há cerca de um ano e obviamente não fosse capaz de lidar com esses dados. Vai com certeza ser capaz de lidar com esses dados", acrescentou.

Ana Nunes de Almeida sublinhou que o que foi remetido à CEP "contém toda a informação necessária" e Daniel Sampaio reiterou que os dados remetidos já eram conhecidos.

"Os senhores bispos não têm nenhuma surpresa com esta lista. Esta lista já foi partilhada com os senhores bispos através do grupo de investigação histórica que trabalhou em cada diocese. Esta lista é apenas uma compilação do trabalho que já foi feito", disse o psiquiatra.

Sobre a intenção anunciada de criar uma nova comissão para receber denúncias, que funcione de forma independente da hierarquia da Igreja, Pedro Strecht disse que, "se assim for, ótimo", sublinhando que esta era uma das sugestões da comissão independente, que hoje deu por terminado o seu trabalho com a reunião com o Governo ao final da tarde.

Sobre o encontro com as duas ministras, Pedro Strecht disse que as recomendações da comissão venham a ser tidas em conta.

"Viemos debater propostas concretas que o nosso relatório contém no domínio das recomendações para toda a sociedade civil e encontrámos uma resposta calorosa e positiva da parte de membros do Governo e, portanto, esperamos que, obviamente, alguma coisa na prática mude nesse aspeto", disse.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica validou 512 dos 564 testemunhos recebidos, apontando, por extrapolação, para um número mínimo de vítimas da ordem das 4.815.

Vinte e cinco casos foram reportados ao Ministério Público, que deram origem à abertura de 15 inquéritos, dos quais nove foram já arquivados, permanecendo seis em investigação.

Estes testemunhos referem-se a casos ocorridos entre 1950 e 2022, período abrangido pelo trabalho da comissão.


Se foi vítima de abuso ou conhece quem possa ter sido, não está sozinho e há vários organismos de apoio às vítimas a que pode recorrer:

- Serviço de Escuta dos Jesuítas , um “espaço seguro destinado a acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de abusos sexuais nas instituições da Companhia de Jesus.

Telefone: 217 543 085 (2ª a 6ª, das 9h30 às 18h) | E-mail: escutar@jesuitas.pt | Morada: Estrada da Torre, 26, 1750-296 Lisboa

- Rede Care , projeto da APAV, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que “apoia crianças e jovens vítimas de violência sexual de forma especializada, bem como as suas famílias e amigos/as”.

Com presença em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Setúbal, Santarém, Algarve, Alentejo, Madeira e Açores.

Telefone: 22 550 29 57 | Linha gratuita de Apoio à Vítima: 116 006 | E-mail: care@apav.pt

- Comissões Diocesanas para a Protecção de Menores . São 21 e foram criadas pela Conferência Episcopal Portuguesa.

São constituídas por especialistas de várias áreas, recolhem denúncias e dão “orientações no campo da prevenção de abusos”.

Podem ser contactadas por telefone, correio ou email.

Para apoiar organizações católicas que trabalham com crianças:

- Projeto Cuidar , do CEPCEP, Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica

Se pretende partilhar o seu caso com a Renascença, pode contactar-nos de forma sigilosa, através do email: partilha@rr.pt

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    04 mar, 2023 ILHAVO 08:18
    Pois, seria muito bom que os dados laboriosa e objectivamente coligidos - e manifestamente "significativos" - fossem servir para alguma coisa. É bom ainda ter esperança, ... mas ela já não é muita. A melhor imagem da conferência de imprensa da CEP foi e é: "verborreia confusa e atabalhoada", "muita parra e nenhuma uva", "arrependimento e propósito de emenda (recomendação central no Sacramento da Reconciliação) só da boca para fora" etc., para além da já muito assinalada "ausência de verdadeira compaixão". Com que então, os indiciados não vão ser suspensos preventivamente? E serão as vítimas que, após anos de tribulação, e o suplício do próprio acto da queixa, se terão que "mexer" e "pedir "batatinhas" à instituição que não preveniu e permitiu os abusos que lhes alivie o sofrimento, e à Justiça (!) que as compense dos danos!? [Nem esta oportunidade parece podermos vir a ter de nos vermos parte de uma Igreja "verdadeira e pobre", como de início.]

Destaques V+