Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abusos

Relatório entregue na CEP. "Faremos justiça ao vosso trabalho e ao sofrimento das vítimas", diz D. José Ornelas

12 fev, 2023 - 19:07 • Redação

A CEP confirma que o relatório foi recebido por D. José Ornelas, D. Virgílio Antunes e padre Manuel Barbosa.

A+ / A-
"Faremos justiça ao vosso trabalho e ao sofrimento das vítimas", diz D. José Ornelas
"Faremos justiça ao vosso trabalho e ao sofrimento das vítimas", diz D. José Ornelas

VEJA TAMBÉM:


O Relatório Final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa foi entregue este domingo ao presidente da Confederação Episcopal Portuguesa (CEP).

Em comunicado, a CEP confirma que o relatório foi recebido por D. José Ornelas (presidente); D. Virgílio Antunes (vice-presidente); e padre Manuel Barbosa (secretário).

"A entrega decorreu, esta tarde, nas instalações da CEP e contou com a presença de toda a equipa de trabalho da Comissão Independente", lê-se.

O relatório final da Comissão Independente será conhecido esta segunda-feira, numa conferência de imprensa, às 9h30, na Fundação Calouste Gulbenkian.

O pedopsiquiatra e coordenador da Comissão Independente Pedro Stretch agradeceu "a toda a equipa" e à CEP "pela confiança e por todos os meios que nos foram depositados".

"Todos esperamos que este trabalho dê frutos e possa constituir uma nova etapa dentro do bem estar das crianças. O conhecimento da Igreja daquilo que aconteceu de errado no passado e a perspetiva positiva na construção de um novo futuro", declarou, à agência Ecclesia.

Já D. José Ornelas realçou "a necessidade de conhecer a realidade da história dos abusos da Igreja e centrando a atenção nas próprias vítimas".

"Hoje, recebemos com profunda emoção e agradecimento o relatório", afirmou o presidente da CEP.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+