A+ / A-

Candidata à Câmara de Lisboa? Marta Temido diz "a seu tempo se verá"

29 jun, 2023 - 21:29 • Tomás Anjinho Chagas

Antiga ministra da Saúde apresentou a sua candidatura à concelhia do PS de Lisboa e não se colocou fora da corrida à CML. Temido atira forte à atual gestão da cidade: “Mobilidade é caótica”.

A+ / A-

Marta Temido, antiga ministra da Saúde e atual deputada do PS, não descarta a possibilidade de vir a ser candidata à Câmara Municipal de Lisboa, nas autárquicas de 2025.

Em declarações aos jornalistas, depois de apresentar esta quinta-feira a sua candidatura à liderança da concelhia do PS de Lisboa, Marta Temido deixou aberta a porta a vir a bater de frente com o social-democrata Carlos Moedas.

“A seu tempo se verá. Há muitos rostos com possibilidades de fazer um bom trabalho em Lisboa. Neste momento não nos interessa apenas poder, interessa-nos ter respostas”, assegura Marta Temido em declarações na sede do PS, no Rato, em Lisboa.

Apesar disso, a antiga ministra salienta que os militantes do PS “devem estar disponíveis” para concorrer aos cargos que o partido entender, sugerindo que se essa for a vontade dos socialistas, ela não faltará à chamada.

Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão (PS) elogiou Carlos Moedas (PSD) e assumiu que será “muito difícil” derrubar o antigo comissário europeu nas próximas autárquicas. Confrontada com essas declarações à Renascença e ao jornal Público, Marta Temido concorda que vencer o atual autarca lisboeta não será tarefa fácil.

“Naturalmente reconheço essa exigência do desafio. O segundo mandato autárquico é normalmente uma tradição e há um conjunto de características na atual gestão da cidade que levaram as pessoas a ter algumas ilusões”, afirma a antiga ministra da Saúde, que saltou para as luzes da ribalta durante a pandemia.

Cidade "suja", mobilidade "caótica"

Antes de falar aos jornalistas, Marta Temido esteve a apresentar a sua moção “A Lisboa que queremos”, para a liderança da concelhia do PS de Lisboa, onde, ao mesmo tempo, garantiu que não era uma candidatura à Câmara de Lisboa e criticou a atual gestão de Carlos Moedas.

Sem nunca mencionar o nome do atual autarca de Lisboa, a deputada socialista afirmou que “a cidade está cada vez mais suja” e que o executivo PSD-CDS está a criar uma cidade que separa “velhos e novos”, “nómadas e cidadãos” e “lisboetas e turistas”.

Marta Temido abordada por casal anti-vacina no metro
Marta Temido abordada por casal anti-vacina no metro

A mira esteve também na mobilidade, que Marta Temido classifica de “caótica” e garante que a responsabilidade é de quem governa a cidade.

Numa altura em que Lisboa está sob fortes constrangimentos por causa de obras na baixa da cidade, a que se juntam as intervenções decorrentes do plano geral de drenagem, Marta Temido acredita que os problemas de circulação se devem à falta de capacidade de Moedas para encontrar soluções alternativas.

Doravante, a antiga ministra da Saúde promete “trabalho técnico e sério” onde quer estar “em contacto com a população” e fazer do PS alternativa em 2025.

Antes de Marta Temido discursar, foi a vez de Duarte Cordeiro, atual ministro do Ambiente e líder da Federação do PS de Lisboa, se desfazer em elogios à antiga ministra da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • LUIS PEREIRA
    29 jun, 2023 Lisboa 21:16
    Ainda houve Esperança que o Moedas soubesse e quisesse fazer algo, mas infelizmente é uma moeda furada e um fiasco completo. Embora se saiba que a CML é maniatada pelas seitas comudistas, Se esta Senhora se candidatar a vitória do PS é um dado adquirido.

Destaques V+