Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abuso de menores. PSD diz que alargar prescrição do crime não trará mais justiça

09 fev, 2023 - 11:49 • Isabel Pacheco , Liliana Monteiro

A presidente do Instituto de Apoio à Criança pede que o prazo para a prescrição de crimes de abuso sexual passe para os 30 anos.

A+ / A-

O PSD não concorda com o aumento do prazo de prescrição dos crimes sexuais contra menores.

A deputada social-democrata e advogada, Monica Quintela está convencida que o alargamento da prescrição dos crimes não trará mais justiça.

“É a palavra da vítima contra a palavra do agressor, do denunciado. E muitas vezes não se consegue fazer prova”, explica. Para a advogada o que vai acontecer é “uma (re) vitimização secundária em que temos os denunciados, cuja prova não se conseguiu fazer contra eles, a intentarem ações contra as pessoas que os denunciaram”, antevê.

“Parece-nos gravíssimo que alguém, que esteja cheio de razão por ser vítima de um crime, avançar para um procedimento criminal desta natureza, tão invasivo, como são os crimes de abuso sexual e depois não conseguir fazer essa prova”, acrescenta.

Em entrevista à Renascença, a presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC), Dulce Rocha defendeu, esta quinta-feira, o aumento da prescrição de crimes de abuso sexual para os 30 anos. A responsável pediu, ainda, a criação de uma comissão de revisão dos crimes sexuais no Código Penal.

Sobre o tema, o PS pronuncia-se segunda-feira, 13 fevereiro, dia em que será divulgado o relatório da Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa.

A Renascença tentou obter uma reação junto da associação sindical de juízes que não quer, para já, comentar o desafio lançado, na Renascença, pela Presidente do Instituto de Apoio à Criança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+