Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Secretária de Estado da Agricultura apresenta demissão

05 jan, 2023 - 19:55 • Ricardo Vieira

Mais uma demissão no Governo. Carla Alves esteve cerca de 24 horas no cargo.

A+ / A-
Foto: DRAP Norte/Facebook
Foto: DRAP Norte/Facebook

A nova secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou a demissão cerca de 24 horas depois de ter tomado posse.

A notícia foi conhecida através de um comunicado do Ministério da Agricultura enviado às redações. Carla Alves tomou posse na quarta-feira, pelas 18h00, e a notícia da demissão foi conhecida esta quinta-feira, pouco antes das 20h00.

"A secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou esta tarde a demissão por entender não dispor de condições políticas e pessoais para iniciar funções no cargo", refere a nota do Governo.

A demissão de Carla Alves foi "prontamente aceite", sublinha o Ministério da Agricultura.

No debate da moção de censura ao Governo, esta quinta-feira no Parlamento, o primeiro-ministro, António Costa, tinha saído em defesa da nova secretária de Estado.

Carla Alves tem diversas contas arrestadas, na sequência de uma investigação que visa o marido, ex-presidente da Câmara de Vinhais.

António Costa, admitiu que o Governo confrontou a secretária de Estado da Agricultura acerca do caso em que está a ser investigado e que levou ao arresto das contas conjuntas com o marido Américo Pereira, ex-autarca de Vinhais e investigado pelo Ministério Público por crimes de corrupção ativa e prevaricação.

“Vou demitir uma mulher porque o marido foi acusado? Qual é o caso da ética? É ser casada com alguém que foi acusado?”, questionou o primeiro-ministro em plenário no Parlamento, criticando o “populismo” do Bloco de Esquerda, depois de Catarina Martins ter classificado de “imprudente” a nomeação de uma governante “com tanto por explicar”, referindo que o PS “é o partido que mais alimenta a extrema direita com casos”.

Pouco antes da notícia da demissão de Carla Alves, o Presidente da República comentou a polémica em declarações aos jornalistas.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que a secretária de Estado da Agricultura "tem uma limitação política" e é um "peso negativo" no Governo.

Marcelo exige “responsabilidade absoluta” ao Governo. E lembra “erros de orgânica”, “inação” e até “descolagem da realidade”
Marcelo exige “responsabilidade absoluta” ao Governo. E lembra “erros de orgânica”, “inação” e até “descolagem da realidade”
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Rodrigues
    05 jan, 2023 Leiria 22:20
    Parece óbvio: Se foi a Ministra da Agricultura que escolheu Carla Alves, António Costa deveria ter a hombridade de a demitir. Se foi António Costa que a escolheu, a Ministra da Agricultura deveria ter a dignidade de se demitir. Uma vez mais, vamos medir a hombridade e a dignidade de António Costa e desta banda-lheira!…
  • ze
    05 jan, 2023 aldeia 22:05
    Pelos vistos todos no PS têm qualquer coisa a esconder......esta personagem não sei se ficará no Guiness por ter tido o mandato mais curto num governo.....
  • EU
    05 jan, 2023 PORTUGAL 20:11
    Vamos ter mais, podem ter a certeza. Apetece-me dizer, vamos ter BRILHANTE(S) DIAS daqui para a frente.

Destaques V+