Tempo
|
A+ / A-

Costa defende secretária de Estado. “Vou demitir uma mulher porque o marido foi acusado?”

05 jan, 2023 - 16:35 • Diogo Camilo

Primeiro-ministro diz que Carla Alves, que tem diversas contas arrestadas na sequência de uma investigação que visa o marido, "não está acusada de nada" e foi questionada sobre o caso pelo Governo. "Quando eu ferir a ética republicana, eu demito-me", garante.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu que o Governo confrontou a secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, acerca do caso em que está a ser investigado e que levou ao arresto das contas conjuntas com o marido Américo Pereira, ex-autarca de Vinhais e investigado pelo Ministério Público por crimes de corrupção ativa e prevaricação.

“Vou demitir uma mulher porque o marido foi acusado? Qual é o caso da ética? É ser casada com alguém que foi acusado?”, questionou o primeiro-ministro em plenário no Parlamento, criticando o “populismo” do Bloco de Esquerda, depois de Catarina Martins ter classificado de “imprudente” a nomeação de uma governante “com tanto por explicar”, referindo que o PS “é o partido que mais alimenta a extrema direita com casos”.

Costa diz que o Ministério Público “já investigou tudo sobre o caso” e garante: “Quando for ferida a ética republicana, a secretária de Estado será demitida. Tal como se eu a ferir, eu próprio me demitirei. Se eu cometer um crime, sou eu o criminoso. Mais ninguém é responsável”, disse.

O primeiro-ministro indica que, após a notícia divulgada esta quinta-feira no Correio da Manhã, que dá conta de que a nova secretária de Estado da Agricultura tem diversas contas arrestadas, na sequência de uma investigação que visa o marido, ex-presidente da Câmara de Vinhais, o Governo questionou Carla Alves sobre a situação, que negou os valores não declarados.

No caso, em que surge apenas o nome do marido Américo Pereira, a acusação do Ministério Público exige que cerca de 700 mil euros sejam devolvidos ao Estado, na impossibilidade de justificar a sua proveniência.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+