Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa: "Pergunte-lhe [a Moedas] porque é que não me ligou quando tive a casa inundada"

16 dez, 2022 - 11:08 • João Carlos Malta

O primeiro-ministro começou por ser evasivo em relação às queixas do autarca da capital pela inexistência de um telefonema na sequência das inundações, mas acabou com uma questão para Moedas responder. O autarca respondeu esta sexta, dizendo que quer amenizar o tom do debate, mas não deixou de responder a Costa.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, mostrou na quinta-feira desagrado com as queixas do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, pela ausência de um telefonema do líder do Governo.

Moedas pôs em evidência a desigualdade de tratamento do executivo para com as autarquias socialistas e as não socialistas, no rescaldo das inundações desta e da semana passada.

No final do Conselho Europeu de quinta-feira, na conferência de imprensa com os jornalistas, quando o tema eram as alterações climáticas, Costa foi questionado sobre se iria contactar Carlos Moedas por causa das cheias, na sequência das queixas. "Se for necessário, com certeza, qual o problema", respondeu.

Após a insistência da jornalista sobre a razão pelo qual não ligou a Moedas depois das cheias de terça-feira na capital, Costa lançou para a repórter: "Ó senhora, deixe-se, não se preocupe com o assunto."

O primeiro-ministro pôs então fim ao período de perguntas e respostas, mas no momento em que abandonava o palco, e depois de desejar "bom Natal" aos repórteres, ainda lançou um aparte: "Pode-lhe perguntar [a Moedas] porque é que ele não me ligou quando tive a minha casa inundada.”

Em resposta a esta declaração, Moedas afirmou já esta sexta-feira: "Diria ao senhor primeiro-ministro que o trabalho foi muito, que estivemos a lutar ao lado dos lisboetas e dos problemas e lembraria o primeiro-ministro que fui eleito pelos lisboetas e estarei aqui com os lisboetas".

E, logo de seguida, deixou um recado: "Usando as próprias palavras do primeiro-ministro, o PS tem de se habituar a isso."

Por fim, Moedas assume que "é verdade que o primeiro-ministro não me ligou e a ministra Vieira da Silva decidiu e bem visitar os municípios de Loures e de Oeiras, e não visitou Lisboa".

“Mas isso não é importante, o que peço é uma solução rápida para as pessoas”, disse Carlos Moedas, elogiando Marcelo Rebelo de Sousa por, "desde a primeira hora", ter entrado em contacto com ele.

"A questão de ligar ou não ligar aqui não é importante", acrescentou.

Questionado sobre se a situação o perturba, o autarca afirmou: “Não de maneira nenhuma, eu estou muito bem, só quero a ajuda do Governo” na resposta aos estragos provocados pelas cheias.

O tom usado por António Costa durante os nove meses de maioria absoluta do Partido Socialista tem sido alvo de críticas, sobretudo na Assembleia da República, durante os debates parlamentares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Ferraz
    16 dez, 2022 Vila Nova de Gaia 16:20
    Mau e o Moedas tinha que ligar? Porquê? O senhor António Costa como primeiro-ministro é que deve ligar ou delegar em alguém para ligar ao presidente da câmara para saber das coisas neste caso das cheias. Penso que deve ser assim mas.....

Destaques V+