Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pizarro lamenta atrasos no acesso a atestados multiuso mas garante "enorme recuperação"

27 out, 2022 - 20:57 • Tomás Anjinho Chagas , João Malheiro

O ministro da Saúde defende que "o essencial é responder melhor às pessoas" e refere que "já foram criadas muitas mais juntas médicas".

A+ / A-

O ministro da Saúde reconhece e "lamenta" os atrasos no acesso a atestados médicos de incapacidade multiuso, mas garante que há "uma enorme recuperação" dos prazos.

"Todo o problema teve origem numa decisão de março de 2020 de interromper as juntas médicas e claro que isto rapidamente gerou uma enorme acumulação", explica, questionado esta tarde pela Renascença.

Na terça-feira, a Renascença avançou com um relato de uma enfermeira com esclerose múltipla que pediu o acesso a uma junta médica em abril, mas que poderá ter de esperar até dois anos.

De acordo com a página do Serviço Nacional de Saúde, a notificação da junta médica para a passagem de um atestado deve acontecer no prazo de 60 dias mas, à Renascença, a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública confirmou relatos de tempos de espera superiores a dois anos.

O ministro da Saúde defende que "o essencial é responder melhor às pessoas" e refere que "já foram criadas muitas mais juntas médicas".

"Admito que haja ainda casos pontuais de pessoas nessa situação, mas o problema está hoje muito melhor do que há um ano atrás", diz ainda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+