"É uma espera brutal". Ana poderá ter de esperar mais de dois anos por uma junta médica

25 out, 2022 - 23:00 • João Malheiro

Continuam os atrasos no acesso aos atetados multiusos. A situação agravou-se desde a pandemia. Enfermeira com esclerose múltipla apresentou requerimento em abril e pode ter de esperar até dois anos e meio. Médicos de Saúde Pública pedem que responsabilidade passe para a Segurança Social.

A+ / A-

Continua a haver atrasos no acesso ao atestado médico de incapacidade multiuso que podem implicar um tempo de espera superior a dois anos.

Depois do pedido de avaliação, a notificação para a junta médica deve chegar, de acordo com a lei, 60 dias depois, mas tal não tem correspondido à realidade.

Uma enfermeira com esclerose múltipla relata, à Renascença, que apresentou o seu requerimento em abril e que lhe foi dito que teria de esperar "dois anos ou dois anos e meio".

Ana Filipa Neto "sabia que havia demoras, mas nunca pensava que seria tanto tempo".

"É uma espera brutal", confessa.

Em junho, a Provedora da Justiça indicava ter recebido mais de 130 queixas desde janeiro de portugueses que reclamam ter de esperar dois anos.

Ana Filipa Neto também o fez, à Autoridade Regional de Saúde do Centro, e a resposta que recebeu apenas indicou que o atraso é uma consequência da pandemia.

"Podiam ter-me dado um prognóstico, mas não o fizeram", conta.

"Juntas médicas devem todas passar para a Segurança Social"

Os atestados médicos de incapacidade multiuso estão sob a responsabilidade da Saúde Pública.

Contactado esta terça-feira pela Renascença, o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP) confirma os relatos de um tempo de espera de dois anos.

"Já havia atrasos, mas dependia muito de local para local. Havia unidades que estavam em dia e havia unidades que demoravam nove meses ou um pouco mais. Com a pandemia, devido ao esforço que era necessário, os atestados passaram para uma estrutura alternativa. Com a dificuldade que os médicos já tinham e com a demora a constituir as novas equipas, o tempo de espera atrasou-se", explica.

Gustavo Tato Borges defende que "as juntas médicas devem todas passar para a Segurança Social" para encurtar o prazo, pois este setor "é o mais correto".

"Já têm equipas médicas para fazer juntas à reforma antecipada, por baixa prolongada, etc... Deviam absorver os atestados de incapacidade", aponta.

O presidente da ANMSP sugere ainda "deixar de restringir o acesso a prestações sociais ao atestado multiuso", para reduzir "a dependência e a necessidade deste documento".

"Uma mulher que tenha um problema de incontinência, por trauma durante o parto, só tem 20% de incapacidade e não tem direito a apoio financeiro para fraldas. É preciso racionalizar", exemplifica.

A Renascença tentou contactar os ministérios da Saúde e da Segurança Social para obter esclarecimentos, mas, até ao momento, ainda não teve resposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+