Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

É preciso continuar esforço de prevenção da violência doméstica, defende Ana Catarina Mendes

28 out, 2022 - 21:39 • Lusa

Ana Catarina Mendes destacou que 95% do território nacional tem respostas específicas e deu como exemplo o facto de em agosto terem sido criadas mais 55 vagas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, 25 das quais em acolhimento de emergência e as restantes 30 em casas de abrigo.

A+ / A-

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares admitiu hoje que é preciso continuar a reforçar a prevenção da violência doméstica e as respostas de autonomização das vítimas, apelando a uma revisão do estatuto da vítima.

A ser ouvida na Comissão de Orçamento e Finanças, a propósito do Orçamento do Estado para 2023, Ana Catarina Mendes salientou que as verbas destinadas à prevenção e combate à violência doméstica aumentaram "cerca de 32% desde 2018", passando de "19 milhões [de euros] em 2022 para 22,4 milhões [de euros] em 2023".

A ministra defendeu que é preciso continuar a reforçar o trabalho ao nível da prevenção, nomeadamente em termos de formação, e concordou com a deputada Joana Mortágua que "é preciso caminhar para a autonomização da vítima".

"A vítima tem várias penalizações, a primeira das quais é ser vítima de violência doméstica, a segunda é ter de abandonar o seu espaço e a sua casa e a terceira, em algumas circunstâncias, hoje menos", é ser separada dos seus filhos "por questões de perigosidade", apontou Ana Catarina Mendes.

Sublinhou, por outro lado, que é preciso ter em consideração que existem vítimas de violência doméstica em todos os quadrantes sociais e que, por isso, "é preciso trabalhar muito em prevenção" e na criação de mais repostas de autonomização das vítimas para que possam "aspirar a ter uma vida decente".

Em reposta a críticas feitas por parte da bancada do Partido Social Democrata (PSD), relativamente às medidas aprovadas em Conselho de Ministros em 2019 e que ainda não foram implementadas, a ministra respondeu que o Conselho da Europa destacou Portugal pelas medidas no âmbito da prevenção e combate ao fenómeno.

Ana Catarina Mendes destacou que 95% do território nacional tem respostas específicas e deu como exemplo o facto de em agosto terem sido criadas mais 55 vagas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, 25 das quais em acolhimento de emergência e as restantes 30 em casas de abrigo.

Disse também que está para ver, mas ainda sem data, a assinatura de protocolos para respostas para a violência doméstica nos idosos, em Mangualde e Grândola.

"Estou satisfeita com o muito que já fizemos e ao mesmo tempo inquieta e determinada em continuar a dar reposta a estas pessoas", afirmou.

Convidou depois o grupo parlamentar do PSD, e estendeu o convite "a toda a câmara", para que fosse estudado o estatuto da vítima.

"Para que no estatuto da vítima pudéssemos incluir não apenas as vítimas de violência doméstica, mas a vítima no seu todo porque a violência quando cresce em várias áreas, como no desporto, ou nos idosos, é preciso que tenhamos aqui um olhar sobre estas realidades", defendeu, acrescentando que muitas vezes a "resolução não está no quadro jurídico", mas no esforço coletivo de combate ao fenómeno.

Sobre a rede de urgência de intervenção, a secretária de secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, referiu que "estão três estruturas em funcionamento" em Lisboa, Oeiras e no Porto, que trabalham "24 horas por dia 365 dias no ano, que vão ser observadas enquanto projetos-piloto", sendo que "é do resultado dessa avaliação" que se "poderá partir para outra fase". .

A governante fez um "ponto de situação" da execução da resolução do Governo aprovada em 2019 com medidas de prevenção e combate à violência doméstica, referindo algumas que "já estão concretizadas", tais como a "revisão do estatuto da vítima, a revisão do auto de notícia" ou ainda do "a revisão manual de procedimentos para as primeiras 72 horas, que integrou a elaboração de planos de segurança que foram feitos por profissionais especializados relativamente às vítimas adultas". .

Em resposta a uma pergunta colocada pela deputada do BE Joana Mortágua, a secretária de Estado indicou que a "norma da saúde que define o modelo de intervenção em cuidados de saúde das pessoas transgénero e intersexo está em elaboração pela Direção-Geral de Saúde (DGS)".

"Mas estou em condições de dizer que está em fase de conclusão", acrescentou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+