Tempo
|
A+ / A-

António Costa: "Foi cometido um erro grave prontamente corrigido"

30 jun, 2022 - 17:50 • Carlos Calaveiras , Ricardo Vieira

Primeiro-ministro sobre a polémica do novo aeroporto. "Tenho a certeza que o ministro Pedro Nuno Santos não agiu de má fé" e é "preciso seguir em frente, disse o chefe do Governo.

A+ / A-

"Foi cometido um erro grave prontamente corrigido", declarou o primeiro-ministro, António Costa, sobre a polémica do novo aeroporto de Lisboa a envolver o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos. "Orientação do governo foi restabelecida".

"Tenho a certeza que o ministro não agiu de má fé" e é "preciso seguir em frente, disse o chefe do Governo, à chegada ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.

Os políticos "também são humanos e cometem erros", referiu António Costa aos jornalistas, numa referência ao despacho do Ministério das Infraestruturas sobre a nova solução Montijo+Alcochete, que foi entretanto revogado.

Certo é que “o país precisa urgentemente” de um novo aeroporto em Lisboa e que a decisão “exige consenso nacional, pelo menos com o PSD”. "Temos de trabalhar para encontrar consenso nacional para encontrar solução sólida".

O primeiro-ministro reforça que já falou com o Presidente da República e que o Chefe de Estado vai ser informado sobre o andamento do processo do novo aeroporto e também pretende consensos com a oposição, nomeadamente com o novo líder do PSD, Luís Montenegro. "Não há o aeroporto do PS, do PCP, do PSD, há um aeroporto para o país e que deve ter consenso", declarou António Costa.

"Se todos estivermos de boa fé e espirito construtivo, não devemos fechar soluções. Estamos de espírito aberto. Temos que encontrar a melhor solução para o país", referiu.

Costa acrescenta: "Até os políticos são humanos e cometem erros", mas garante que Pedro Nuno Santos "está totalmente solidário com o Governo".

Sobre Pedro Nuno Santos, "tivemos conversa franca e esclarecedora" e o ministro "teve humildade para assumir o erro".

Questionado sobre qual teria sido o erro grave do ministro, o chefe de governo referiu: "Erro grave? Tinha sido definido dialogar com oposição".

As declarações do primeiro-ministro acontecem pouco depois de o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, ter admitido "falha relevante" no processo do no aeroporto em Lisboa, mas que não se demite do Governo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel Marques
    30 jun, 2022 Porto 23:51
    Que pena tenho de não ter um patrão (ou um chefe) tão compreensivo, tolerante, condescendente e bonzinho como António Costa. Errar é humano, com certeza que sim, mas há erros e erros e alguns, ainda que não sejam fruto de má fé, não deixam de ser inaceitáveis e imperdoáveis. Confesso que estou perplexa com a decisão de António Costa. Não demitir o ministro Pedro Nuno Santos é, na minha opinião, um "tiro no pé". Não adianta não o demitir para passar a ideia de que está tudo bem no seio do PS e do Governo porque as pessoas sabem que não está. Não pode estar! Esta desorientação, este despacho de um ministro que apanha de surpresa o Primeiro Ministro é um sinal claro e inequívoco de que não pode estar tudo bem. Aliás, prova que está muita coisa muito mal. Em equipa que ganha não se mexe, é um facto, mas quando um jogador está mal, quando comete erros graves e relevantes, sai e dá lugar a outro. Simples e prático.

Destaques V+