Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo Governo

Miguel Pinto Luz. Quem é o ministro que vai ficar com a pasta do novo aeroporto, TAP e habitação?

28 mar, 2024 - 21:52 • Susana Madureira Martins , com redação

Novo ministro das Infraestruturas e Habitação assinou o despacho da primeira privatização da TAP quando foi secretário de Estado do último Governo de Passos Coelho.

A+ / A-

Miguel Pinto Luz é o novo ministro das Infraestruturas e Habitação. O XXIV Governo Constitucional foi apresentado esta quinta-feira e vai tomar posse a 2 de abril.

Tem umas das pastas mais importantes, sensíveis e com maior visibilidade do novo executivo. Vai ficar responsável por dossiers como o novo aeroporto de Lisboa, a TAP, o comboio de alta velocidade e a resposta à crise na habitação, entre outros.

O até agora vice-presidente da Câmara de Cascais já foi candidato a líder do PSD contra Luís Montenegro e Rui Rio, tendo sido derrotado. Foi chamado pelo presidente social-democrata à comissão política do partido em julho de 2022 de que é vice-presidente, tal como Paulo Rangel, Leitão Amaro e Margarida Balseiro Lopes.

No curto segundo Governo de Pedro Passos Coelho em 2015, Miguel Pinto Luz foi secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, onde assinou o polémico despacho da primeira privatização da TAP.

É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa).

Numa entrevista ao "Expresso", em 2020. chegou a defender uma aproximação do PSD ao Chega, assumindo como "possível" a aliança com o partido liderado por André Ventura.

Em anos mais recentes, o dirigente social-democrata tem vindo a corrigir o tiro e numa recente entrevista ao programa Hora da Verdade da Renascença e do jornal Público explicou que "o Chega dessa altura é manifestamente diferente do Chega agora. Radicalizou-se muito. Houve muita acrimónia, dividiu a sociedade, tentou encontrar muitas vezes papões que não existem, o Chega move-se por ódio".

Na mesma entrevista, Miguel Pinto Luz defendeu que é preciso "acarinhar" os eleitores que nas eleições legislativas de 10 de março votaram no Chega.

Miguel Pinto Luz: "Temos de acarinhar esse eleitorado" do Chega
Miguel Pinto Luz: "Temos de acarinhar esse eleitorado" do Chega
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio José Marti
    01 abr, 2024 Lisboa 09:21
    Veremos o quanto de responsável será para com os problemas que irá ser confrontado, em particular no que diz respeito à habitação, e qual a posição que assumirá para com as casas da CML que estão entregues aos bichos, porque a Gebalis não que fazer as obras de que as mesmas necessitam para serem reabitadas, pois não basta querer impor o arrendamento aos privados quando o próprio Estado, em particular poe intermédio da CML, continua a ter várias casas por serem ocupadas por quem delas necessita, apenas e só porque ninguém obrigou a Gebalis a fazer o investimento de que cada uma dessas casas necessita para permitir a alguma família que dessas casas necessite, ter acesso às mesmas, em vez de manterem as casas entregues aos bichos, apenas e só porque a Gebalis não quer fazer o investimento de que cada uma dessas casas necessita, para que possam ter a dignidade habitacional e segurança de que qualquer família necessita para a poder vir a ocupar, sem esquecer que são várias as casas que estão assim fingidamente geridas pela Gebalis sem que ninguém abra os olhos para reparar esta triste mas real realidade.

Destaques V+