Tempo
|
A+ / A-

OE 2022. Bloco e Governo (ainda) sem acordo, mas há "sinais de abertura" na área da Saúde

19 out, 2021 - 18:56 • Susana Madureira Martins , com redação

Para já, não há compromissos no papel, mas o Bloco está na expectativa e aguarda “eventuais aproximações do Governo". Ainda esta semana deverá haver uma nova reunião entre Costa e o Bloco de Esquerda.

A+ / A-

Continua a não haver acordo entre o Governo e o Bloco de Esquerda (BE) para a aprovação da proposta de Orçamento do Estado para 2022.

Ao que a Renascença apurou junto de fonte bloquista, a delegação bloquista, liderada por Catarina Martins, saiu do encontro desta terça-feira à tarde com o primeiro-ministro, António Costa, sem qualquer avanço nas negociações, mas com um pequeno sinal de abertura na área da saúde.

“Não há acordo. Na Segurança Social (corte do fator de sustentabilidade e longas carreiras contributivas), o Governo não trouxe qualquer proposta. No trabalho, recusa a reversão de qualquer das cinco regras que o Bloco quer reverter, ficando por medidas simbólicas que não concretizou por escrito. Na saúde, aguardamos novas redações com eventuais aproximações do governo. Ficou prevista uma nova nova reunião”, ainda esta semana, disse fonte do BE.

O Governo afirma que apresentou esta terça-feira avanços em vários pontos das negociações com o BE sobre o Orçamento e que os trabalhos vão continuar estando previstas novas reuniões.

Fonte do executivo disse à Renascença que “o Governo apresentou avanços em vários domínios, designadamente nas áreas do trabalho e da saúde. Há pontos em que há divergências conhecidas. Vamos continuar a trabalhar. Há novas reuniões previstas”, ainda ao longo desta semana.

Ainda esta terça-feira, António Costa vai reunir-se com uma delegação do PCP para aproximar posições em matéria de Orçamento do Estado para 2022.

Antes da nova ronda de encontros, o primeiro-ministro baixou esta terça-feira a tensão na discussão da proposta de OE2022. António Costa espera que a "discussão aberta" com a esquerda permita viabilizar o documento, mas avisa que "sem contas certas não há futuro".

O chefe do Governo, que falava no final da cerimónia de concessão de honras de Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes, disse sentir espírito construtivo nos parceiros à esquerda com quem está a discutir o OE2022.

António Costa diz que, se assim for, vai ser conseguido um bom Orçamento e promete analisar com atenção e de forma aberta as propostas desde que as contas sejam certas.

[notícia atualizada]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    19 out, 2021 aqui 21:54
    É tudo bluff. O orçamento está aprovado há muito.

Destaques V+