Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2024

Pensões terão aumento entre 5,2% e 6,2 em 2024

11 out, 2023 - 16:33 • Lusa, com redação

Dados provisórios apontam para aumentos de 6,2% para pensões até cerca de 1.020 euros, indica a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A+ / A-

Veja também:


As pensões deverão aumentar entre 6,2% para os valores mais baixos e 5,2% para as reformas de valor mais elevado, no próximo ano, disse esta quarta-feira a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Ana Mendes Godinho falava em conferência de imprensa para apresentar o Orçamento da Segurança Social para 2024, no Ministério do Trabalho, em Lisboa.

Segundo a governante, os dados provisórios apontam para aumentos de 6,2% para pensões até cerca de 1.020 euros, de 5,8% para reformas entre cerca de 1.020 euros e 3.061 euros e de 5,2% para pensões superiores a este ultimo valor.

Ana Mendes Godinho referiu que estes são valores provisórios, que serão depois confirmados com as últimas projeções que têm impacto no cálculo previsto na lei, nomeadamente a inflação e o crescimento económico.

A atualização das pensões terá um impacto de "mais de 2.200 milhões de euros", disse a ministra.

Na terça-feira, na apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2024, o ministro das Finanças tinha apontado para um aumento médio de 6,2%.

Contas feitas pela Renascença, com base nos valores apresentados esta quarta-feira pela ministra do Trabalho, apontam para uma média de 6% no aumento das pensões no próximo ano.

[notícia atualizada]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MARIA DE FATIMA FERN
    26 out, 2023 VILA NOVA DE POIARES 23:17
    Lembro que há pensionistas portugueses com pensões de miséria, em que me incluo, (no meu caso pensões de invalidez absoluta) que vão estar desde o ano de 2022, data em que foi calculada a pensão pelos valores de 2022, antes da grande inflação, sem qualquer atualização no ano de 2023 e também sem qualquer atualização no ano de 2024, e só irão ter a primeira atualização em janeiro de 2025, devido a uma norma injusta e desatualizada perante a grande inflação. Disto o Governo não faz propaganda!

Destaques V+