Tempo
|
A+ / A-

“Erro muito grande”. Marcelo pede responsabilidades no caso da grávida que fez 200 kms

17 jan, 2023 - 17:55 • Susana Madureira Martins , Rosário Silva

Uma mulher grávida de oito meses foi levada por engano de Torres Vedras para Abrantes, cuja urgência obstétrica estava fechada, acabando por ser transportada para Santarém.

A+ / A-

O Presidente da Républica considera fundamental apurar responsabilidades no caso da grávida que fez cerca de 200 quilómetros até que fosse possível encontrar aberta uma urgência de obstetrícia.

O caso aconteceu no último domingo, quando uma grávida de oito meses foi transportada por engano pelo INEM de Torres Vedras para Abrantes, que tinha o serviço encerrado, tendo de seguir depois para Santarém, onde acabou por ficar internada.

“Não é um caso que seja positivo, é muito negativo para o Serviço Nacional de Saúde e para o sistema de saúde em geral, é verdade. Que há erros, que há lapsos e que se tem de apurar o que aconteceu, para se, for caso disso, responsabilizar quem deve ser responsabilizado, é fundamental”, afirmou, esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa quando questionado pelos jornalistas sobre o caso.

Para o chefe de Estado trata-se de “um erro muito grande”.

“Um erro de 200 quilómetros é um erro muito grande, mas podiam não ser 200 quilómetros, podiam ser 30, 40 ou 50, era um erro”, declarou, pedindo que se reconheça “humildemente que se falha”, para se “corrigir e apurar responsabilidades”.

Recorde-se que divulgado na segunda-feira, o INEM confirmou que, "por lapso do CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes], uma grávida foi orientada para o Hospital de Abrantes".

No mesmo documento refere-se que "a situação foi prontamente corrigida e, após uma primeira observação na unidade de Abrantes e reunidas as condições de segurança, a senhora foi então conduzida para a maternidade do Hospital de Santarém".

Quer a grávida quer o bebé em gestação "estão bem", assegura o INEM, "e a gravidez está a ser acompanhada em regime de internamento" naquele hospital.

INEM garante que "as circunstâncias que motivaram o lapso estão a ser apuradas e foram corrigidos os procedimentos para que não se venha a repetir uma situação similar".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+