Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Torres Vedras

Grávida encaminhada para hospital sem urgências obstétricas por "lapso" do INEM

16 jan, 2023 - 15:14 • Joana Azevedo Viana , Carla Fino

Em comunicado, o INEM indica que está já a apurar as circunstâncias da transferência da grávida, que se encontra agora internada.

A+ / A-

Uma grávida de Torres Vedras foi encaminhada, no domingo à noite, para o Hospital de Abrantes, apesar de aquela unidade hospitalar ter as urgências obstétricas encerradas.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, o INEM confirma que, "por lapso do CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes], uma grávida foi orientada para o Hospital de Abrantes".

No mesmo documento é referido que "a situação foi prontamente corrigida e, após uma primeira observação na unidade de Abrantes e reunidas as condições de segurança, a senhora foi então conduzida para a maternidade do Hospital de Santarém".

Quer a grávida quer o bebé em gestação "estão bem", assegura o INEM, "e a gravidez está a ser acompanhada em regime de internamento" naquele hospital.

De acordo com o JN, o caso envolveu uma mulher grávida de 33 semanas, que acabou por ter de percorrer cerca de 200 quilómetros até ao Hospital de Santarém, onde se encontra agora internada.

O INEM destaca que "as circunstâncias que motivaram o lapso no CODU estão a ser apuradas e foram corrigidos os procedimentos para que não se venha a repetir uma situação similar".

De recordar que, tal como o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) avançou à Renascença na semana passada, as urgências de obstetrítica de Lisboa e Vale do Tejo estão a funcionar de forma rotativa até ao final do primeiro trimestre deste ano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+