Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suspeitas de comissões ilegais na compra de aviões pela TAP

19 out, 2022 - 19:04 • Redação

A companhia aérea nacional terá pago mais do que as concorrentes pelo mesmo tipo de aviões da Airbus, avança a SIC Notícias.

A+ / A-

Há suspeitas de pagamentos de comissões ilegais a terceiros no negócio da compra de novos aviões pela TAP, avança a SIC Notícias.

A companhia aérea nacional terá pago mais do que as concorrentes pelo mesmo tipo de aviões da Airbus.

De acordo com a SIC Notícias, haverá suspeitas sobre pagamentos de comissões ilegais durante a anterior gestão de Fernando Pinto.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, anunciou esta quarta-feira, no Parlamento, que o Governo já enviou para o Ministério Público a auditoria encomendada pela companhia aérea à compra dos aparelhos.

"A administração da empresa a determinada altura suspeitou que nós estaríamos a pagar pelos aviões que foram encomendados pelo anterior acionista mais do que os nossos concorrentes pagavam. E no seguimento dessa suspeita, a administração da TAP pediu uma auditoria", declarou Pedro Nuno Santos.

Perante o que o ministro refere como "dúvidas" quanto a essa auditoria, entretanto concluída, o Governo decidiu enviá-la para o Ministério Público.

Questionado sobre o caso, à margem de uma visita à Irlanda, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que pode ser “útil” uma investigação do Ministério Público no caso das suspeitas que recaem sobre a TAP.

Sem querer comentar o caso em concreto, o Presidente acabou por dizer, a propósito da auditoria, que tudo o que se apurar sobre anterior gestão da TAP é “útil”.

“Não vou comentar um caso concreto, mas sabem como eu tenho defendido que a reestruturação da TAP tenha sucesso. É uma prioridade nacional", argumentou o chefe de Estado.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, “tudo aquilo que se vá apurando, de gestões mais ou menos antigas, neste caso é uma gestão anterior, e que possa iluminar o que se deve ou não deve fazer, é útil”.

[em atualização]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+