Tempo
|
A+ / A-

Morte de Isabel II. Marcelo recorda "exemplo de coragem e dedicação"

08 set, 2022 - 18:55 • Marta Pedreira Mixão

Marcelo Rebelo de Sousa recorda a Rainha Isabel II como um "exemplo de coragem" e "inabalável sentido de serviço público".

A+ / A-

Veja também:


Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte da Rainha Isabel II e enviou uma mensagem de condolências à família Real, endereçada diretamente ao Rei Carlos.

“Neste momento de luto e de dor, apresento a Vossa Majestade e a toda a Família Real, bem como a todos os Britânicos, em nome do Povo português e no meu próprio, os meus sinceros pêsames, transmitindo os meus profundos sentimentos pela perda sofrida", pode ler-se na nota publicada no site da Presidência.

O Presidente da República acrescentou que "a Rainha Isabel II permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público" e relembrou as visitas que a monarca realizou ao país, em 1957 e 1985, destacando a "honra do encontro mantido" aquando da sua deslocação a Londres, em 2016.

Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas
Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas

Em declarações à SIC Notícias, Marcelo Rebelo de Sousa revelou ainda a sua intenção de participar nas cerimónias fúnebres da monarca.

A notícia da morte da Rainha de Inglaterra anunciada esta quinta-feira, às 18h30. O seu filho e herdeiro do trono, Charles, os netos William e Harry foram ter com Isabel II à residência de Balmoral, na Escócia.

O sucessor de Isabel II é o seu filho mais velho Carlos, que será entronizado Rei de Inglaterra.

Isabel II foi a monarca mais duradoura da história da coroa britânica, com um reinado de 70 anos, que atravessou momentos históricos, como a II Guerra Mundial, a Guerra Fria, o fim da União Soviética, a guerra contra o terrorismo e, mais recentemente, a pandemia de Covid-19 e várias crises económicas.

O anúncio da morte da Rainha Isabel II pela BBC
O anúncio da morte da Rainha Isabel II pela BBC
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+