Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Violência doméstica já matou 13 mulheres este ano em Portugal

07 jun, 2022 - 08:00 • Olímpia Mairos

Os números aproximam-se do número total do ano passado, quando morreram 16 mulheres às mãos dos maridos ou namorados.

A+ / A-

A violência doméstica continua a matar no nosso país. O Jornal de Notícias escreve esta terça-feira que só este ano já morreram 13 mulheres vítimas de violência doméstica.

Um número que se aproxima do número total de vítimas registadas o ano passado, tendo em conta que em 2021, foram 16 as mulheres mortas às mãos dos maridos ou namorados.

Segundo os dados da Comissão para a Igualdade de Género, nos primeiros três meses deste ano, morreram oito mulheres. Desde essa altura, foram pelo menos mais cinco.

No fim de semana, uma mulher foi baleada em Arouca pelo ex-companheiro morreu no hospital. A vítima, de 51 anos, foi encontrada durante a madrugada com um tiro na cabeça no interior de uma viatura em Escariz e esteve em estado grave no hospital de Gaia (Porto).

Na segunda-feira, em Felgueiras, uma mulher morreu após ser foi baleada, pelo marido, no peito à entrada da fábrica onde trabalhava.

Ao JN, João Lázaro, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, refere que o número de mulheres assassinadas é assustador e parece estar a recuperar a tendência do período antes da pandemia.

Em 2020, houve 27 mulheres que morreram em contexto de violência doméstica.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro M
    21 jul, 2022 Santarém 11:58
    E quantos homens? Ou a CIG como sempre, só se interessa pela vitimação de mulheres e LGBTs?
  • João
    07 jun, 2022 Porto 11:37
    As mulheres podem ter alguns defeitos como toda a gente. Mas o homem que mata a mulher é um cobarde, um "animal irracional"..

Destaques V+