Tempo
|
A+ / A-

Laboratórios Germano de Sousa reabrem hoje no Norte e quinta-feira em Lisboa

15 fev, 2022 - 09:18 • Filipa Ribeiro com redação

O administrador explica à Renascença que o problema está resolvido, mas a retoma será faseada.

A+ / A-

Os laboratórios de análises clínicas Germano de Sousa, alvo de um ataque informático na semana passada, deverão reabrir esta terça-feira no Norte, adiantou à Renascença o administrador da empresa.

Já em Lisboa a reabertura está prevista para quinta-feira.

José Germano de Sousa explica que o problema está resolvido, mas para evitar riscos acrescidos, a retoma está a ser faseada.

“Trabalhamos sobre vários servidores e, por isso, com velocidades diferentes de resolução e de reconstrução do sistema”, explicou.

De acordo com o grupo Germano de Sousa, o ciberataque, ocorrido na madrugada de quinta-feira passada foi "deliberado e criminoso com o objetivo de causar danos e perturbações à sua atividade e aos seus doentes".

Quanto ao impacto desta paragem no reporte diário de novos casos de Covid-19, o médico tinha já garantido que o atraso foi resolvido e os dados em falta repostos.

"A nível nacional poder ter havido um período em que 15% dos novos casos não foram reportados, mas a partir deste dia, os doentes já foram fazer testes a outros laboratórios e, portanto, a retenção já não está resolvida", esclarece.

Foi o terceiro caso conhecido nessa semana, após o da Vodafone e o da Trust in News, empresa detentora da revista "Visão" e de outras 14 marcas de informação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+