Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19/Conselho de Ministros

Cinco situações em que é obrigatório apresentar certificado digital

06 jan, 2022 - 13:27 • Joana Gonçalves

As medidas foram anunciadas pelo primeiro-ministro, que também apontou as situações em que se mantém a obrigatoriedade de teste negativo à Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


O Certificado Digital deixou de ser obrigatório no acesso ao cinema ou teatro, mas mantém-se em vigor em cinco outras situações.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro nesta quinta-feira, dia em que o Governo atualizou as medidas para a contenção da pandemia de Covid-19 em Portugal, depois de ter ouvido os especialistas do Infarmed na quarta-feira.

Nas próximas semanas, terá de apresentar um certificado digital de teste negativo, vacinação ou recuperação para garantir o acesso aos seguintes espaços ou atividades:

  1. Restaurantes;
  2. Estabelecimentos turísticos e alojamento local;
  3. Espetáculos culturais;
  4. Eventos com lugares marcados;
  5. Ginásios;

Já o teste negativo passa a ser obrigatório para acesso a:

  1. Visitas a lares;
  2. Visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;
  3. Grandes eventos e eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados;
  4. Eventos em recintos desportivos (salvo decisão da DGS).

A reunião desta quinta-feira surge cerca de duas semanas após o Conselho de Ministros de 21 de dezembro, em que foram aprovadas novas restrições e antecipadas outras medidas para responder ao agravamento da pandemia, devido à variante Ómicron.

Desde essa data, o número de infetados disparou e já ultrapassou os 30 casos mil diários, sendo que, na quarta-feira, foi registado um novo máximo: 39.570 infeções. No entanto, o número de óbitos foi bastante inferior ao máximo registado em janeiro de 2021, bem como o número de internados.

Acompanhe aqui a evolução da pandemia, desde a chegada da nova variante a Portugal.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+