Tempo
|
A+ / A-

Tem 60 anos? Já pode agendar reforço da vacina Covid

16 dez, 2021 - 18:24 • Ricardo Vieira

Os utentes devem marcar as vacinas através do Portal do Agendamento do Serviço Nacional de Saúde.

A+ / A-

Veja também:


As pessoas a partir dos 60 anos já podem, a partir desta quinta-feira, agendar a toma da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e da vacina para a gripe sazonal.

Os utentes devem marcar as vacinas através do Portal do Agendamento do Serviço Nacional de Saúde.

Além dos maiores de 60 anos, nesta altura é possível realizar o autoagendamento para pessoas a partir dos 50 anos com vacina Janssen e para crianças dos 9 aos 11 anos (exclusivo para os dias 18 e 19 de dezembro).

A ministra da Saúde, Marta Temido, faz na sexta-feira"ponto da situação" da pandemia de Covid-19 e da nova variante Ómicron, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final do conselho de ministros de hoje.

"A senhora ministra da Saúde e eu, ao longo desta semana, reunimos por duas vezes com os peritos que habitualmente têm participado nas reuniões do Infarmed", referiu Mariana Vieira da Silva.

"Estamos num momento em que, nos próximos dois ou três dias, teremos mais informação num momento em que precisamos de informação para tomar decisões", disse a ministra da Presidência.


A governante disse ainda que o executivo “não tem qualquer problema" em prolongar ou alterar as medidas adotadas a 1 de dezembro.

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que poderá ser necessário prolongar as medidas de controlo das fronteiras, devido à nova variante Ómicron.

“Se é possível antecipar o que vai ser a evolução [da pandemia], podemos prever que a partir de 9 de janeiro nós vamos ter que manterás medidas de controlo das fronteiras”, disse António Costa, em declarações è entrada para o Conselho Europeu.

Portugal regista esta quinta-feira mais 19 mortes e 5.137 novos casos de Covid-19, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos hospitais portugueses há agora 952 pessoas internadas com Covid-19, no conjunto das enfermarias e unidades de cuidados intensivos. São menos 15 doentes em comparação com o dia anterior.

Desde a chegada da pandemia a Portugal, em março do ano passado, estão confirmadas 18.717 mortes, um milhão e 211 mil casos e um milhão e 122 mil recuperados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MARIA ADELAIDE MATEU
    18 dez, 2021 LISBOA 20:53
    estive doente e o meu telemovel caiu dentro de agua preciso de agendar a 2ª dose da vacina astra zeneca tenho 75 anos obrigada

Destaques V+