Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

"​Casa Aberta" deixará de estar limitada a vacina da Janssen em duas semanas

19 jul, 2021 - 16:57 • Pedro Mesquita , com redação

Informação foi avançada à Renascença pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

A+ / A-

Veja também:


Dentro de 15 dias o regime "Casa Aberta” de vacinação contra a Covid-19, sem necessidade de agendamento, deverá voltar a incluir todas as marcas de vacinas, diz à Renascença o vice-almirante Gouveia e Melo.

Desde esta segunda-feira, por limitação de stocks, só a vacina da Janssen está disponível para quem se apresentar sem marcação, mas essa situação vai mudar.

O coordenador do plano de vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, disse esta segunda-feira à Renascença que, dentro de duas semanas, o "Casa Aberta" deverá voltar a administrar as outras vacinas.

O coordenador da “task-force” explica que a “Casa Aberta” está desde esta segunda-feira limitada à Janssen “porque as outras vacinas que nesta fase temos em menor stock estão reservadas só para os agendamentos tradicionais: o agendamento online e o agendamento local”.


“Quando houver mais vacinas das outras marcas, nós abriremos a Casa Aberta para essas vacinas. Em princípio, dentro de duas semanas”, sublinha Gouveia e Melo.

O vice-almirante explica que a “task-force” está permanentemente a “monitorizar a capacidade de execução do plano” e, assim que houver disponibilidade de vacinas, a modalidade “Casa Aberta” pode ser alargada.

“Se por acaso começarmos a acumular vacinas e virmos que os nossos agendamentos online e locais não são suficientes para as vacinas que temos disponíveis, normalmente, abrimos a Casa Aberta para facilitar a vacinação, especialmente das faixas etárias que estão a sair do processo de vacinação, para as trazer ainda tipo sistema de carro-vassoura e garantir que todas as pessoas dessas faixas etárias são vacinadas”, afirma Gouveia e Melo.

Desde esta segunda-feira, a modalidade "Casa Aberta” está "condicionada apenas a utilização da vacina da Janssen, devendo para o efeito, os utentes terem em consideração o estipulado no ponto 2.b. da norma n.º 004/2021 da DGS".

A norma em causa recomenda a vacina da Janssen a homens com mais de 18 anos de idade. Na prática, a partir desta segunda-feira, a "Casa Aberta" estará disponível apenas para homens com mais de 40 anos, deixando de fora as mulheres entre os 40 e os 60 anos.

Portugal registou nas últimas 24 horas mais oito mortes e 1.855 novos casos de Covid-19, indica o boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Há mais 46 pessoas internadas nos hospitais no espaço de um dia, num total de 851 pacientes.

Pelo segundo dia consecutivo, a região Norte ultrapassa Lisboa e Vale do Tejo em número de novos casos de Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Piedade de Jesus
    20 jul, 2021 Loures 08:23
    19/07/21: O procedimento publicado para a "Casa Aberta" NÃO CORRESPONDE à prática real ! > Em Loures c/ horário publicado das 17h00-19h00 (pavilhão Ant.° Feliciano Bastos). Às 16h30, quem começou a chegar para a vacinação "livre" a partir das 17h00, foi mandado embora porque já não havia vagas ! NENHUMA PLATAFORMA comunicou que o horário estava restrito a quem se estivesse inscrito fora do horário, c/ a agravante que o N. de pessoas está limitado a 20 pessoas por dia ! Ora isto é díspare entre os anúncios informativos e a logística praticada no local. Que lástima de eficácia os utentes terem que fazer horas de espera para garantir a vacinação "casa aberta" ?!
  • Petervlg
    20 jul, 2021 Trofa 07:21
    "casa aberta", mas se as coisas estavam a corre bem, com marcação, como todos(governo) dizem, para quê alterar?

Destaques V+