Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Covid-19. Marta Temido diz que Lisboa estará no pico da quarta vaga

16 jul, 2021 - 15:54 • Hélio Carvalho

Ministra da Saúde elogia trabalho dos profissionais de saúde no plano de vacinação e assegura aos profissionais de saúde que as medidas atuais não passarão para um novo confinamento.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta sexta-feira que o pico da quarta vaga poderá ter sido atingido na região de Lisboa.

A visitar um centro de vacinação em Oeiras, no distrito de Lisboa, Marta Temido elogiou também o trabalho dos profissionais de saúde no plano de vacinação.

"Talvez estejamos no pico da quarta vaga em Lisboa. Os profissionais têm sido uma força de trabalho incansável nesta campanha de vacinação. Neste momento estamos a registar bem mais do que 120 mil doses por dia e neste centro têm sido três mil doses, por dia, nos últimos dias. Isto envolve muitas manobras, muitas pequenas ações, para que todos possam ser vacinados", disse.

A ministra disse ainda que "uma das coisas que sabemos relativamente a esta pandemia é que só depois de passarmos o pico é que podemos dizer que já lá estivemos" e explicou que é fundamental manter a aposta em "medidas de precaução básicas, que não são muito exigentes".

Respondendo a uma carta aberta de profissionais de saúde, na qual é pedido que não se volte a confinar o país, Marta Temido procurou garantir que tal não acontecerá e que as medidas adotadas funcionam.

"O que esta carta nos diz é que talvez possamos conseguir controlar os números mantendo as medidas que neste momento estamos a praticar", afirmou.

Esta sexta-feira, o país registou mais 3547 novos casos de Covid-19 e mais sete mortos, com a incidência a disparar no Porto. Os dados do relatório da Direção-Geral da Saúde desta sexta-feira, que incluem a incidência por concelho, também três concelhos com mais de mil casos por 100 mil habitantes, nos últimso 14 dias.

Entretanto, depois de uma breve suspensão da modalidade "Casa Aberta" devido a reações adversas num centro de vacinação em Mafra, com um lote de vacinas da Janssen, a vacinação sem agendamento para pessoas com 40 ou mais anos já foi retomada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+