Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia: Respostas à Crise

Eficiência energética. Eduardo Vítor Rodrigues defende "vouchers" para as famílias

27 mai, 2021 - 13:55 • Inês Braga Sampaio

O presidente da Câmara Municipal de Gaia frisa as famílias devem ser ajudadas a ter melhores condições energéticas e de habitabilidade. "Não estamos sequer a inventar nada porque, em bom rigor, já o fazemos", assinala.

A+ / A-
Eficiência energética. Eduardo Vítor Rodrigues defende "vouchers" para as famílias
Eficiência energética. Eduardo Vítor Rodrigues defende "vouchers" para as famílias

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, defende a atribuição de um "voucher" para que as famílias possam ter melhores condições energéticas e de habitabilidade.

Durante o debate de presidentes de câmara da conferência Pandemia: Respostas à Crise, uma iniciativa da Renascença em parceria com a Câmara de Gaia para debater o papel das Instituições Sociais e do Poder Local, Eduardo Vítor Rodrigues enumerou quatro formas de utilizar os fundos municipais: projetos estruturantes, entidades supramunicipais, capitalização das autarquias e "uma questão que o Presidente dos Estados Unidos introduziu nos primeiros dias da sua governação":

"Reconhecer que não é possível combater a pobreza energética se pedirmos às famílias que participem nem que seja em 10% da reabilitação do telhado e da caixilharia dupla das suas casas, porque elas não têm dinheiro muitas vezes sequer para irem na última semana do mês ao supermercado. O que tem claramente de assumir-se é que este tipo de mudanças implica um atirar dinheiro a fundo perdido para as famílias, com todas as regras, com toda a fiscalização de apoios que permitam de facto haver mudança. Senão, aquilo que verdadeiramente vai acontecer é intervenção no combate à pobreza energética nas famílias médias-médias, porque as médias-baixas não entram por aí, e vai haver uma reabilitação em eficiência energética no que diz respeito às habitações sociais àquilo que é gerido pelos municípios."

Ou seja, o que o autarca de Gaia defende são "vouchers" para as famílias.

"Não é o que já fazemos? Não é o que neste momento precisamos? É que se nós não conseguirmos ter uma imediata tradução no rendimento salarial de um aumento significativo, se queremos mesmo que as famílias passem a ter melhores condições energéticas e tenham janelas duplas, não temos de ser claros na opção e apoiar de forma destemida? E mais, não estamos sequer a inventar nada. Porque, em bom rigor, já o fazemos. Se comprar um carro elétrico, submete a sua candidatura e, em condições normais, recebe três mil euros a fundo perdido. Passa a receber 10, como acontece em França", respondeu o autarca.

Questionado sobre se isso não seria mais uma prestação, Eduardo Vítor Rodrigues assegurou que a equiparação não se aplica, porque "as prestações são diferentes e respondem a problemas concretos".

"Aqui, trata-se de promover a mudança estrutural do país no que diz respeito às condições de habitação e de mobilidade e fazê-lo a partir de um apoio financeiro direto, de um instrumento poderoso que compense as famílias que também estão descapitalizadas", esclareceu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+